Catequese

O que é catequese?

O grande desafio da Igreja, hoje, é a evangelização do mundo moderno. Para isso contamos, em nossa Paróquia, entre outras pastorais, com a catequese pré-Eucarística, Eucarística e da Perseverança. Para tanto, contamos com a formação dos nossos catequistas, que visa capacitá-los sempre mais, buscando a unidade entre as diversas etapas e comunidades, a fim de que todos possam conhecer melhor a Deus e dar testemunho de sua fé perante os catequizando e seus familiares.

A catequese Eucarística é catequese de iniciação, que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia. Ela se divide em duas etapas e é dada em dois anos. O primeiro ano é chamado de pré-Eucarístico e o segundo de Eucarístico.

Pré-Eucarístico

A primeira etapa, Catequese pré-Eucarística, tem como objetivo despertar a criança para a vida cristã, motivando-a a viver os valores humanos e cristãos e aprendendo os conceitos básicos necessários para sua formação espiritual: as principais orações, noções básicas sobre os ensinamentos de Jesus - amor ao próximo, doação, partilha, solidariedade e fraternidade.

A criança vai buscando sua identidade cristã. Aos poucos vai percebendo o quanto ela é importante para a família, para a comunidade e, principalmente, para Deus. A catequese busca inserir a criança, desde cedo, na vida da igreja, fazendo com que se sinta protagonista na caminhada rumo à realização do projeto de Deus.

Para ser admitida à primeira etapa, ou seja, para o Pré-Eucarístico, a criança deve ter entre 9 e 12 anos de idade e/ou ter passado para a quarta série do ensino fundamental.

Eucarístico

A criança já conta com um ano de caminhada, teve os primeiros contatos com a vida em comunidade. Agora ela é incentivada, com mais firmeza, a crescer no conhecimento e na vivência dos valores cristãos, pois, ao final da catequese eucarística, poderá participar mais plenamente da vida da comunidade cristã, inclusive recebendo a sagrada Eucaristia (a “Primeira” Comunhão).

No segundo ano, no ano Eucarístico, a criança começa a se preparar de forma mais intensa e direta para a primeira Eucaristia. Ele vai tomando consciência da importância ímpar que a Eucaristia terá em sua vida. Ao longo do ano, ela aprofunda seu conhecimento desse sacramento instituído por Jesus na quinta-feira santa

Perseverança

Após os dois anos de preparação para a Eucaristia, o pré-adolescente é convidado a participar, durante dois anos, da Catequese da Perseverança. A catequese da perseverança se torna necessária hoje, mais do que nunca. Nessa idade, é preciso despertar o pré-adolescente para a importância de perseverar na caminhada, para o diálogo na família e na comunidade, aprofundando mais o conhecimento e a vivência da Eucaristia e da Reconciliação

O pré-adolescente necessita de incentivo, de modelos inspiradores, com base no grande Modelo Jesus Cristo. É de fundamental importância que pais e catequistas, com o testemunho de vida e a palavra amiga, deem continuidade a caminhada catequética, como `já observava muito bem Papa João Paulo II: ”Para ser eficaz, a catequese deve ser permanente; ela seria ineficaz se parasse no começo da maturidade