Pastoral da Comunicação - PASCOM

Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação. Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem.

Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as ideias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito. “Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem. São eles: o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho. O locutor usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fita gravada” (BORDENAVE). Antes do surgimento dos meios tecnológicos de transmissão de informação (TV, rádio, internet etc.), os meios de comunicação utilizados eram físicos, como os rios, navios, estradas etc.

Jesus foi o maior comunicador que já existiu. Ele se comunicou de maneira simples e clara através de parábolas e da realidade do povo. Ele comunicou a sua Boa Nova. E fez de sua comunicação um modo simples de evangelizar.

Para levar a Boa Nova de Cristo a todas as pessoas, em qualquer meio e lugar, transformando e melhorando a realidade do povo de Deus, a Igreja, de olhos abertos para a realidade de nosso tempo, criou a PASCOM – Pastoral da Comunicação.

A PASCOM nasceu a partir da necessidade de se utilizar mais os meios de comunicação e outras estratégias para evangelizar

É a Salvação de Jesus Cristo de onde vem toda a atividade da Igreja, que tem como tarefa de alcançar todos os seres humanos para que possam obter a Vida para sempre. Por esta razão, a Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais e a Igreja.

A PASCOM se caracteriza por ser uma pastoral que possui uma vida integrada, participativa, estratégica e aberta à evangelização através da criação e manutenção de inúmeros instrumentos como sites, informativos, jornais e outros meios. Trabalhamos para levar a mensagem de Cristo a todos, inclusive você e sua família, este é o desejo da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

A pastoral se reuni todo terceiro domingo do mês, todos estão convidados a participar e dar novas ideias para uma melhor comunicação com o nosso próximo.

Nossa Senhora titu00



Endereço

Rua José Rabelo Portela, 2240 - Vila Popular, Várzea Paulista - SP

Tel: (11) 4606-2569

E-mail: paroquialourdes@uol.com.br


Expediente

3ª à 6ª feira: das 08h00 às 12h00 hs e das 13h00 às 18h00 hs

Sábado: das 8h00 às 13h00 hs

Top