Apostolado de Oração

Sagrado Coração de Jesus

A Igreja Celebra, solenemente, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na terceira sexta-feira, depois do dia de Pentecostes, nesse ano, no dia 1º de julho. Temos uma festa de sentimento religioso e especial veneração, em que se celebra Jesus Cristo, o homem-Deus, Tendo em vista o seu amor simbolizado no coração.As primeiras manifestações de um culto ao Sagrado Coração de Jesus se apóiam em algumas passagens do evangelho de João, por exemplo: 7,37: ”Se alguém tem sede, venha a mim e beba”;19,34: ”Um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água”.

O sangue, símbolo da Eucaristia, confirma a realidade do sacrifício do Cordeiro imolado para a salvação do mundo. A água, símbolo do Espírito Santo, confirma a sua fecundidade espiritual.Jesus nos faz um convite: Achegar-nos ao seu Coração porque quem bebe dos reservatórios contaminados pelo mundo, sempre tornará a ter sede. Cristo é a fonte viva, cujas águas jorram para a eternidade, como lemos em João, 4,14: “Quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede, pois a água que eu lhe der, tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.”

Num mundo cada vez mais sedento de amor, necessitado de compreensão e de justiça; precisamos fazer a experiência do Coração de Jesus, bebermos da água viva, assim como Jesus Cristo, Deus-homem, por ser Filho de Deus, possuiu, em plenitude, todos os valores humanos. Cristo é Deus, e ao mesmo tempo, o mais humano dos homens.

No Coração de Jesus está o ponto mais alto do amor porque Ele traz em si, com perfeição, todo o amor do Pai, no seu amor aos homens. Esse é o mistério do amor divino-humano, simbolizado no Coração de Jesus Cristo.
Na Sua paixão e morte Ele nos deu a prova suprema do seu infinito amor para com os homens. ”Ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos seus amigos”( Jô,15,13).
No Coração de Jesus Tudo é gratuidade. Deus nos amou gratuitamente e nos enviou o seu filho Jesus que nos olhou, nos amou como somos através da Igreja que nasceu no Calvário.
A Igreja é o coração de Jesus perpetuado na gratuidade do seu amor infinito. Ao ver-nos tristes, feridos e carentes, Jesus caminha ao nosso encontro. Ele nos ensina a aceitar as provações pelos quais nós passamos, e a sermos pacientes e humildes nos sofrimentos: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as nossas almas”(MT.11,29).
O Coração é o símbolo do amor do Pai e do Espírito Santo para com toda a humanidade cheio de bondade e de ternura.
A beleza do coração de Jesus nos põe em preces para rezar, implorar sua benção e sua misericórdia infinita que é maior que nosso pecado.

Fonte: Diácono José Maria Ortega

Apostolado da Oração

O apostolado da Oração é uma pastoral que tem como Espiritualidade a Eucaristia e a Oração, onde o povo é convidado a ser missionário na vida diária, através das orações, visitas aos doentes de nossa paróquia, através dos diversos serviços prestados pela comunidade, pela conversão dos pecadores e também pela paz ao mundo. O coração Eucarístico de Jesus é nossa fonte de fé para buscarmos forças para vencer todas as dificuldades do dia a dia, unindo a oração dos fiéis a oração da igreja.

Esta pastoral teve início na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes em 1979 com Zilda Rezende, Edite dos Santos e Matilde do Nascimento, depois com a participação de vários membros houve a necessidade de se espalhar nas comunidades. A pastoral teve início no dia 04 de janeiro de 1993 na Comunidade São José Operário na Vila Tupi e no dia 05 de Junho de 1993 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

;A pastoral é de nível Diocesano e realiza uma reunião mensal na Catedral Nossa Senhora do Desterro, com a participação dos coordenadores de cada Comunidade e do nosso Diretor Espiritual, o Diácono Nivaldo Ferreira. Nas nossas Comunidades acontece uma reunião mensal com todos os associados e uma celebração Eucarística todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

Na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, a reunião é toda primeira quinta-feira do mês as 15:00 horas.

Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima a celebração eucarística é na quinta-feira que antecede a primeira sexta-feira de cada mês e a reunião mensal na última sexta-feira de cada mês

Esta devoção constitui a união dos fiéis pelas necessidades da igreja e por todos os cristãos, através do oferecimento diário, da prática da Eucaristia, das as orações, trabalhos, sofrimentos e alegrias.

Se você quer ser um propagador dessa devoção, una-se a nós. Procure o coordenador de sua Comunidade e faça a sua Consagração. Consagre-se ao Coração de Jesus e seja mais um a lutar na construção de mais uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz.