EFC - Encontro de Formação Cristã

No dia 05 de junho de 1983, foi realizado o primeiro Curso de Liderança Cristã (C.L.C.). Acontecia, onde hoje é atualmente é o Centro Esportivo São José, das 14:00 às 17:00h, sempre no primeiro domingo do mês. As comunidades atendidas das pelos Salvatorianos eram Vila popular, Vila Indaiá, Santa Gertrudes, Tijuco Preto, Mursa e Castanho. Estas mesmas comunidades participavam do então C.L.C. A Comunidade de Santa Gertrudes e a nossa atual Paróquia não eram ainda paróquias. No começo, quando foram abertas as inscrições, tiveram como principal objetivo a formação de catequistas e depois as pastorais em geral e finalmente, para todas as pessoas , a partir dos 14 anos de idade.

A proposta era de que não passasse de 200 pessoas inscritas. De fato, chegou-se ao número de 200 no início deste curso. Depois de alguns anos de funcionamento, o C.L.C. (Curso de Liderança Cristã) passou a chamarem-se Encontros de Formação Cristã (E.F.C.). Ficou claro que não deveria ser um curso, mas uma catequese continuada, por isso, a mudança de nome. Neste mês de junho de 2008 celebramos o jubileu de prata deste E.F.C. (Encontro de Formação Cristã). Isto aconteceu no mês de junho de 2008 na salão da Vila Popular

Curiosidades do EFC

Não podia faltar duas vezes seguidas, sem uma justificativa

Sempre acontece no primeiro domingo do mês

Só podia dar palestra quem participasse do CLC.

Os primeiros encontros aconteciam sempre no atual Centro Esportivo Divino.

O primeiro assunto estudado foi Deus, Santíssima Trindade

Inicialmente seguimos o roteiro do livrinho “Nós, os Católicos Romanos “do PE.”“. Zezinho

Primeiros coordenadores

Pe Arno Boeing, Adail Gut(falecido), Pedro Costacurta, Geremias Fiorese. Ito, Antonio Vicente (Diácono), Luiz Fiorese(falecido) e PE Irmundo Boesing

Assuntos do EFC

Durante estes 31 anos de existência muitos assuntos já foram estudados, porém não se possui registro de todos mais há 370 páginas desses assuntos conservadas e armazenadas em um CD. Assuntos discutidos Santíssima Trindade, Mandamentos da Igreja, Pai Nosso, Sacramentos, Batismo, Páscoa, Atos dos Apóstolos, Apocalipse, Maria – Um ato de fé, Gênesis.

EFC - 25 anos - Marca Comemorativa

Esta marca realça a presença de Jesus, como a fonte de ensinamento e a missão do Encontro de Formação Cristã, a de levar esse Jesus a todos de nossa Paróquia

EFC – HOJE

Comunidades que participam N.S. de Fátima, N.S. de Lourdes, S. José Operário, Rainha dos Apóstolos, S. Paulo Apóstolo e N.S. de Guadalupe, acontece sempre no primeiro domingo do mês às 14h30min. Venha participar!