
Em Aparecida, agentes da Pascom refletem sobre Comunicação e Liturgia
Os agentes da Pastoral da Comunicação de todo o país reuniram-se em Aparecida durante o 5º Encontro Nacional da Pascom, entre os dias 14 e 17 de julho.
Reinaldo Oliveira, da Paróquia São Sebastião, de Itupeva; Ricardo e Sueli Coimbra, Márcia Leme, Carla Medeiros e a pequena Amanda Medeiros da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Várzea Paulista, e Jussane Rodrigues, da Pascom Diocesana, marcaram presença no evento. Eles representaram a Diocese de Jundiaí. Participaram também arcebispos, bispos e padres que estão ligados à Pascom.
A finalidade do encontro foi a de aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da Liturgia na Igreja.
Comunicação e Celebração Litúrgica”, “Comunicação e Anúncio da Palavra”, “Comunicação e Linguagem Visual” e “As novas tecnologias e a Liturgia” foram as conferências propostas durante o encontro, ministradas por especialistas em liturgia e comunicação. Além disso, foram realizadas duas celebrações: a primeira, da Misericórdia, e outra, Mariana, seminários, uma visita guiada à Basílica Nacional e trabalhos em grupo. A história de Santa Teresinha de Lisieux, apresentada em forma de um monólogo, marcou a noite cultural, no sábado, dia 16. Todas as ações aconteceram no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Para o Arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Darci Nicioli, o encontro foi um momento especial de trocas de experiência, além de espaço de aprendizado para todos.
No último dia, após a consagração de todas as atividades comunicacionais à Nossa Senhora Aparecida, Dom Darci abençoou e motivou os agentes da Pascom: “Sintam-se enviados a continuar este belo trabalho que já estamos realizando em todo o Brasil”, concluiu.
A Pastoral da Comunicação está organizada em 15 dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e conta, em todos eles, com uma equipe de coordenação. Tendo como missão principal animar os planos de comunicação das dioceses e paróquias, atua em quatro eixos: mobilização, formação, produção de material e espiritualidade do comunicador.
Jussane Rodrigues