Evangelho do dia (Lc 1,39-56)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Solenidade da visitação da Virgem Maria a Santa Isabel

Maria a pouco havia recebido uma visita, o anjo Gabriel lhe trouxera o anúncio, da chegada do Emanuel, e ela seria a porta de entrada de Deus, Maria recebe o anúncio, e com grande gesto de fé, diz o seu sim a Deus, e junto deste anuncio o anjo Gabriel traz também a notícia de sua parenta, Isabel, ela também está grávida, embora estéril e já idosa, graças ao Deus que realiza, que se manifesta, mesmo quando aos nossos olhos parece impossível.

Maria, logo, apressadamente põe se a caminho, vai ao encontro de Isabel, visitada por Deus, agora levando em seu ventre Deus, põe se a visitar a casa de Isabel, de Zacarias e do ainda em gestação João, que batizara e será aquele que aplainara, o caminho de Jesus.

Grande alegria!

  • De Maria, a encontrar Isabel a quem tanto amava, a pôr se a servir.
  • De Isabel ao ver a mãe de Seu Senhor, a reconhece-la, como a portadora de Deus, aquela que leva Deus a sua casa.
  • De João ainda no ventre, sente a presença de Deus.
  • E certamente de Zacarias a casa vive momentos de intensa alegria.

Quantas famílias como a de Isabel, aguardam ainda hoje a visita de portadores de Deus, de alguém que traga alegria, talvez alguém que até tenha dúvidas também, mas uma grande fé na Palavra de Deus, e um forte compromisso de viver o sim, aquilo que fora chamado, e, de se pôr a ajudar naquilo que puder.

Que cada um de nós que somos cristãos, que fomos visitados por Deus, temos sua presença, recebemos e gestamos Deus em nós, somos portadores desta alegria, a exemplo de Maria devemos ser também visitadores, devemos sair e nos por a levar Deus a outras famílias.

Não somos capazes nem de imaginar quantas filhos amados de Deus estão como Isabel, Zacarias, João a ansiar, a visita de alguém que lhes leve alegria, paz, esperança que leve Deus, através de um carinho, de uma ajuda, de uma palavra.

A exemplo de Maria: "meu espírito se alegra em Deus, meu salvador"

O tamanho da alegria que levamos em nós, será também o tamanho da alegria que receberemos.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto