Evangelho do dia(Jo 8,31-42)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.'

Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' 42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Sedes meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

O evangelho de hoje é continuação do Evangelho de ontem, é a reflexão do mistério de Deus que envolve a pessoa de Jesus, porém aqui Jesus fala aos judeus, ao povo, não aos líderes religiosos.
Jesus se situa dentro do conjunto da história do Povo de Deus, e Abraão é o Pai da Fé de todos que acreditam em Deus, foi com sua resposta a Deus que teve início toda História da Salvação que acontece plenamente em Jesus e com Jesus, todos nós somos filhos e filhas de Abraão, e salvos por Jesus, nosso Divino Salvador.
Jesus convida o povo a serem seus discípulos; “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês”, os convida a crerem na verdade, Jesus é a verdade
Viver em pecado é ser escravo, só a palavra de Jesus pode tornar filhos e fazer o homem livres do pecado, que é a mentira, que traz falsa felicidade, falsa paz...
E Jesus faz severas críticas àquele povo, os chama indiretamente de filhos da perdição por duas vezes, diz para eles que eles não são filhos de Deus, eles ouvem a voz do pai deles e fazem as obras do pai deles, Jesus os chama de filhos do diabo, o pai da mentira, porque o querem matar, não O reconhecem como o Filho de Deus, como o Messias, como o próprio Deus.
Nós somos chamados a sermos filhos da verdade, filhos da Palavra de Deus e a termos atitudes de vida, que vem de Deus, e só conseguimos isto quando temos Jesus como o Centro de nossas vidas, como nosso Divino Salvador.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto