Evangelho do dia(Jo 8,51-59)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”

Continuamos a reflexão no capitulo oito do Evangelho de São João, continua o diálogo de Jesus com os judeus, Jesus vai revelando de forma cada vez mais profunda a sua intimidade com Deus, a sua autoridade, e que de fato é Deus, cada vez que diz; 'EU SOU', afirma ser Deus, esta era a forma como os judeus se referiam a Deus, eles não tinham coragem de dizer o nome de Deus, então diziam 'AQUELE QUE É', e o 'EU SOU', era Jesus a afirmar ser Deus.

E assim Jesus lhes diz que faz a vontade do Pai, que conhece o Pai, e que está com o Pai desde a eternidade, afirma isto quando diz que conhece Abraão, e que Abraão se alegrou com sua manifestação, com a Salvação que Deus preparou para a humanidade.

Porém não conseguem acreditar, e se escandalizam com as palavras de Jesus, O querem apedrejar, mas Jesus saí, ainda não era chegada a sua hora, como Ele mesmo diz, 'ninguém tira a minha vida, eu a dou livremente'

Não podemos ler este Evangelho como um fato acontecido a dois mil e tantos anos em um lugar distante e até julgar o povo judeu como um povo tolo, que não reconheceu a Jesus, é preciso nos fazermos certos questionamentos, para aí assim vermos nossa realidade hoje.

Como por exemplo.

  • Hoje podemos dizer que conhecemos a Deus?
  • Que não negamos Sua Palavra?
  • Que reconhecermos Jesus como verdadeiro Deus, Senhor de nossas vidas?
  • Qual a importância da Palavra de Jesus na minha vida?

E a resposta é pessoal, resta a cada um meditar se está sendo verdadeiro cristão, imitador de Jesus, fiel ao batismo que recebeu.

Então, depois de responder a estas e outras questões, poderemos ouvir esta Palavra de Jesus e responder a Ele que acreditamos e esperamos alcançar não por nosso merecimento, mas por sua graça, a vida eterna por Ele prometida.


“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto