Evangelho do dia (Mt 9,14-17)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Odres velhos, odres novos.

  • Odres velhos, odres novos.
  • Vinho velho, vinho novo.
  • Tecido velho, remendo velho.
  • Tecido novo, remendo novo.
  • João Bstista, Jesus Cristo.
  • Antogo Testamento, Novo Testamento.

Desta vez quem esta a interrogar Jesus são os discípulos de João Batista, eles tem o carinho de Jesus, muitos destes discípulos se tornaram discípulos de Jesus, diferente dos doutores da lei e dos fariseus, não são hipócritas, buscam viver a lei fielmente, o jejum era um forte costume religioso do povo judeu, com certeza eles faziam o jejum com sinceridade.
Jesus não os responde com dureza, mas lhes da uma catequese, usa simbolos, fala do casamento, momento de festa, de alegria, oque estão vivendo é o tempo da manifestação de Deus, Jesus presente entre os homens, e fala tambem do momento de recolhimento, quando Jesus passará por seu martírio e morte, ai com certeza seus discípulos viverão o tempo de recolhimento espiritual, tudo tem seu valor, tudo tem seu tempo.
Mas Jesus vai alem, fala do velho e do novo, o vinho velho, é um vinho de qualidade, ja passou pelo processo de fermentação, esta em descanso, pode ser guardado em odres velhos, ja ressecados, ja o vinho novo vai fermentar, precisa de recipiente que suporte movimento, vai ter seu real valor percebido, saboreado, mais tarde.
O tecido velho, que merece ser remendado é um tecido de boa qualidade, que ainda tem valor, não deve e nem pode ser jogado fora, mas ja não é mais tecido novo, cada um tem seu valor e sua importância.

Jesus esta a falar do antigo e do novo testamento, o antigo testamento é representado por João, a tradição, os costumes, tudo aquilo que o povo viveu para chegar ao ponto de estar preparado para receber Jesus, que é o novo, a revelação, a nova e eterna aliança.
O Antigo testamento tem seu valor como prenuncio mas, o novo testamento é oque deve ser vívido, celebrado e Jesus é Vinho Novo, novo fermento do povo, nova motivação, novo ânimo.

Peçamos ao Espírito Santo, que nos ajude com sua luz a percebermos a importância de Jesus, que Ele seja este Vinho Novo em nossas vidas, a nos animar e nos alegrar, com as maravilhas que Deus ja realizou e ainda vai realizar em nossas vidas.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto