Evangelho do dia (Mt 9,32-38)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos."

 

 

O Evangelho de hoje nos fala de Jesus a curar um homem mudo, que estava possuído pelo demônio, e assim que o homem é curado se põe a falar.

Mudo, é aquele que não pode falar, ou que não o deixam falar, aquele que não tem voz, não tem participação nas decisões.

Possuido pelo demônio, é aquele que faz coisas ruins, que causa divisão, desunião, que não partilha, vive o egoismo, aquele que não conhece o amor, que ainda não fez o encontro com Jesus.

Quando curado se põe a falar, passa a ter opinião, pode decidir, pode escolher o bem, pode fazer a opção de mudar, de se libertar daquilo que o prende e o escraviza.

Ainda hoje vemos muitas situações parecidas com estas, ainda hoje em muitos causa admiração e espanto ver alguem mudar, alguém que se converte, que se livra de costumes e vícios, alguns até aceitam e se alegram em ver um irmão se encontrando e voltando para o bem, para Deus, agora existem aqueles que não aceitam que a mudança aconteça, não acreditam, continuam a ver o irmão como um diferente, como um incapaz de mudar.

E ainda hoje Jesus esta a passar por nosso meio e observa todas estas situações, homens sem direitos, outros sem sentido na vida, outros a não aceitar o irmão por seus jeito ou 'defeitos', Jesus sente compaixão de nosso povo, estão confusos, precisam de alguém a os orientar, precisam de um pastor.

Então diz a nós, como disse a seus discípulos: ''A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!''

Peçamos ao Senhor em nossas orações, que nos mande bons pastores.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto