Evangelho do dia (Mc 10,28-31)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Como colocar Deus sempre no centro, nesta vida cheia de tantas cobranças?

"Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos'."

Pedro se mostra um discípulo, esta decido, segue a Jesus, fala em nome do grupo dos discípulos, mas espera uma resposta de Jesus, como nós também muitas vezes temos esta atitude, com Pedro. E podemos perguntar a Jesus, ou a nós mesmo, ou a um amigo: Somos cristãos, buscamos viver nossa fé, mas, como viver de fato a fé em nossos dias?

E poderemos ouvir, ou entender.

Somos filhos...

...nesta vida, somos como que crianças pequenas, que estão a aprender.

Como crianças que muitas vezes tem dificuldades para obedecer, para entender o melhor caminho que o Bom Pai nos indica, mas o amor misericordioso do Pai, nos ajuda, nos transforma e com o tempo, com nossa perseverança no caminhar vamos percebendo a vontade do Pai.

Deus é o bom Pai, e com sua presença, seu Espirito Santo em nós, vai cuidando e nos conduzindo.

Na verdade, são tantas as dúvidas...

Como conseguir conciliar, trabalho, estudos, família, os relacionamentos, os amigos, os pais muitas vezes já idosos...

E ainda ter compromisso com a comunidade, uma vivência de fé, a dar testemunho, ser um autêntico cristão. Como colocar Deus sempre no centro desta vida cheia de tantas cobranças...

...trabalhar, estudar para manter o trabalho...

...um trabalho que nos consome.

...sao tanta coisa, no trabalho, na igreja para se estudar e aprender...

Certamente nós não temos as respostas, e nem o amigo as teria.

Oque temos é uma convicção de que não devemos e nem podemos ver tudo como obrigações, como deveres, a melhor forma é ver em cada relacionamento, em cada atividade, cada ação uma bênção, e sentir em tudo a presença de Deus.

Saber que os familiares como esposa, (esposo), filhos devem estar como nossa prioridade, é a primeira família, o próximo mais próximo.

E lógico precisamos nos dedicar ao trabalho, aos estudos para conseguir sustentar com toda dignidade nossa família, e bem sabemos que hoje em dia o trabalho exige de mais, pede uma constante disputa, não é fácil...

Precisamos buscar um equilíbrio, e podemos ter certeza também que para nos mantermos equilibrado, será preciso buscar Paz, e só Deus tem a verdadeira Paz, só com momentos de espiritualidade, de intimidade com Jesus poderemos ter esta Paz.

Tudo está ligado, está relacionado, uma coisa precisa da outra, tudo com equilíbrio.

A família, o trabalho, o social e Deus junto de tudo isto, Deus não disputa espaço com nada, estar presente em tudo, precisamos é perceber sua presença. Existem momentos que parecem difíceis, passaremos por perseguições, como Jesus disse, mas o tempo, vai ajudando, vai nos fazendo crescer.

Crescer na harmonia com a família, nos relacionamentos sociais e na vida espiritual. Mas, para este crescimento é preciso confiar na promessa de Jesus: "Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros."

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto