vocacao salvatoriana

O Caminho Vocacional

Quando pensamos em “caminho vocacional” somos chamados a um “olhar para dentro” de nós mesmos e a perceber as motivações que nos fazem dar passos e trilhar um caminho de sentidos à nossa existência. Por isso torna-se um olhar no campo da espiritualidade, ou seja, um caminho espiritual diante do mistério de Deus que cria, chama, envolve e capacita todo ser humano que se abre à experiência do chamado.

Somente existe caminho vocacional para quem tem fé, acredita no mistério divino e se confia nas mãos de Deus que tem planos insondáveis e desconhecidos. Somente a fé favorece o amadurecimento necessário para uma resposta adequada. E quando uma vocação é fruto da fé, nenhum caminho, por mais difícil que seja, será impossível trilhar.

Pe. Francisco Jordan, ao falar sobre a Formação dos Salvatorianos e a confiança em Deus, nos diz: “Se quisermos realizar grandes coisas, precisamos também ter uma grande confiança. A miséria humana é tão grande que, sem a graça de Deus, nada podemos fazer. Se estivermos desvinculados do auxílio do alto, com pouca  ou sem nenhuma confiança, que criaturas infelizes seremos, então, nós que nem sequer somos capazes de pronunciar o nome de ’Jesus’, sem a sua graça, e muito menos realizar grandes obras para a sua glória!” (Alocuções 13,1 em 15/06/1894)

O Caminho Salvatoriano

A vida salvatoriana oferece um caminho de discernimento espiritual e experiências que envolvem os vários aspectos da vida. Todo jovem que deseja “olhar para dentro” de si mesmo diante da opção de ser salvatoriano, será confrontado nas dimensões humana, de vida em grupo, intelectual, missionária,... e assim poderá fazer suas escolhas com liberdade e amor. As etapas da Formação Salvatoriana são:

ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL

O caminho na vida salvatoriana inicia com o Acompanhamento Vocacional. É um tempo de despertar a vontade de dedicar a sua vida à Igreja, de desejar ser sacerdote, religioso ou religiosa. É momento de buscar conhecer o dia a dia de quem já faz este caminho há mais tempo, de conviver em uma comunidade ou seminário, e acima de tudo, de ouvir atentamente o chamado de Deus.

No Acompanhamento Vocacional é fundamental ser orientado por um Salvatoriano ou Salvatoriana que lhe dê suporte, clareie suas dúvidas, além de ser um apoio espiritual. Para isso temos os encontros vocacionais, as visitas e convivências com outros salvatorianos que ajudam o vocacionado a fazer sua opção livre e consciente.

www.vocacoessalvatorianas.com.br

ASPIRANTADO

Com um bom discernimento, a experiência vocacional continua na etapa do Aspirantado ou Propedêutico Salvatoriano, que é a oportunidade de se viver em grupo com outros jovens, dividir os sonhos, aprofundar a interação comunitária, desenvolver a maturidade e o equilíbrio afetivo e emocional, bem como a capacidade intelectual para seguir bem às outras etapas.

Instituto São José (ISJ)

Av. Padre Jordan, 785

Várzea Paulista SP

Instituto Padre Pancrácio (IPP)

Machel – Chókwè – Gaza – Moçambique

POSTULANTADO

A etapa do Postulantado normalmente coincide com o curso acadêmico de Filosofia, sendo um tempo de maior aprofundamento vocacional e verificação das dimensões da vida humana e cristã. Os estudos filosóficos ajudam a fundamentar as experiências pessoais, a vivência comunitária e a presença pastoral junto ao povo.

Instituto Padre Jordan (IPJ)

Rua Jovino Dissenha 06

São José dos Pinhais PR

Instituto São Paulo Apóstolo (ISPA)

Rua Divino Salvador 40

Boane – Maputo – Moçambique

NOVICIADO

O Noviciado é um tempo especial no caminho formativo, pois em profundo recolhimento e oração, favorece a experiência de Deus e da Vida Consagrada na Igreja e o aprofundamento da Vida Salvatoriana. É uma experiência rica também por ser internacional, reunindo em uma mesma casa, os formandos de diferentes países, línguas e culturas.

Noviciado Internacional – América

Vila Jordán – Manizales - Colômbia

Noviciado Internacional – África

Lubumbashi – República Democrática do Congo

JUNIORADO

A etapa do Juniorado inicia com a Primeira Profissão Religiosa, momento da vida em que o jovem assume com amor os Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Sua opção já está mais consistente e é capaz de viver os votos de modo temporário, mas em vista de uma opção definitiva, madura e estável de acordo com o Carisma, Espiritualidade e a Missão Salvatoriana.

Durante o Juniorado, o formando realiza seus estudos acadêmicos de Teologia, seu período de Estágio em alguma obra salvatoriana e se prepara para os Votos Definitivos.

Instituto Doze Apóstolos (IDA)

Rua Fachini 33 - São Paulo SP

IRMÃO SALVATORIANO

A vocação de ser Irmão Salvatoriano é viver a Vida Consagrada sem assumir os Ministérios de Diácono e Padre. O Irmão dedica a sua vida à Missão Salvatoriana e pode se especializar em alguma área específica para colaborar nos diversos trabalhos e lugares onde Deus e a Igreja enviar.

DIACONATO E SACERDÓCIO

É somente a partir de uma Vida Consagrada Salvatoriana assumida de forma livre, responsável e definitiva que se avança para os Ministérios Ordenados, ou seja, aqueles que, além de Religiosos Salvatorianos também desejam ser Presbíteros, se preparam para as Ordenações Diaconal e Sacerdotal na Igreja.

FORMAÇÃO PERMANENTE

A formação de um Salvatoriano nunca termina. Após estas fases iniciais, todos são convidados a buscar constantemente sua renovação para melhor servir a Igreja e a Sociedade do Divino Salvador.

Pe. Cesar Barros SDS

Vigário Paroquial e Formador do ISJ