A Comunidade Nossa Senhora de Fátima está de braços abertos para te receber

O Início

Como era inicio a formação de novos bairros nessa região, boa parte das famílias era migrante de outros estados e houve um grande; entrelaçamento de culturas, dando origem a uma identidade composta de muita riqueza de diversidade nas formas de viver, de se relacionar com o outro e; com Deus, enfim de ser pessoa. Os padres Salvatorianos estiveram desde o princípio também relacionados com a formação desta comunidade católica, favorecidos por ter o Seminário em um dos bairros da região.

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, desde o seu início já tinha contato com o trabalho missionário dos Salvatorianos que se estende até os dias atuais. A comunidade como Igreja teve início quando começaram a se formar os bairros Vila Indaiá, Vila Marajó e Parque Guarani, depois que; na sua maioria eram terrenos de mato das famílias Fávaro e Fioresi. Com a vinda de irmãs religiosas missionárias: irmãs Maria (alemã) e Tereza (espanhola). Fez um trabalho de evangelização nas casas, ensinando as pessoas a rezarem o terço, formando pequenos grupos de reflexão, aquilo que mais tarde seria os grupos de base e mostrando a presença de Deus através de seu testemunho de vida. Depois de terem sido motivados as famílias foram iniciadas um trabalho de catequese infantil, as crianças eram catequizadas na chácara Fioresi, pois não existia nenhuma igreja ou salão construído. Nesta mesma época Padre Valter Carijo, atualmente bispo; inicia a formação dos primeiros agentes de pastoral desta comunidade.

Depois que os primeiros lideres da comunidade uniu e conseguiu a doação do terreno, as primeiras missas foram celebradas a céu aberto, por muitos meses. A comunidade celebrava junto a um cruzeiro fincado no local onde hoje está construída nossa igreja Nossa Senhora de Fátima. O altar era uma mesa que os moradores ao redor emprestavam tudo muito simples, mas repleto de carinho. O padre; que passou-a celebrar as primeiras missas neste espaço junto ao cruzeiro era o Padre Flavio – Pároco da igreja N.S. da Piedade. Dele foi a ideia que a igreja ali; construída deveria ser consagrada a Nossa Senhora de Fátima, antiga visão também de Dona Rosa Fioresi, a imagem da Santa Peregrina que até hoje está na igreja, foi graças ao padre Flávio; que conseguiu a vinda, inclusive da Europa. A comunidade começou a organizar rifas e festas para construir um salão para acomodar as pessoas durante as celebrações e para receber Nossa  Senhora .de Fátima.

Um padre muito importante nesse período de formação da comunidade, agora com a vida regular e em grande expansão, foi o padre Agostinho, Salvatoriano de muita dedicação e vida santa, que acompanhava de perto a comunidade e estimulava a todos a participar. Nesta época como igreja construção, só existia a nossa comunidade, a Nossa Senhora de Fátima e fazíamos parte da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e era de lá que recebíamos sempre a visita de um padre em especial padre Miguel que respondeu por aquela Paróquia por vários anos e teve um forte relacionamento com nossa comunidade. Logo após a construção do salão, as primeiras turmas de catequese iniciaram suas atividades
Depois de algum tempo o Salão que eram feitas as celebrações dominicais, a catequese, batismo e casamento já não comportava mais. Com muito esforço; com muitos mutirões, o apoio da comunidade e do padre Agostinho foram sendo levantadas as paredes desta que hoje é a nossa igreja

Artigos - CNSF

Ver todos