No evangelho deste domingo pós domingo da Páscoa, temos Jesus se apresentando aos discípulos, ressuscitado.

O evangelista João diz da ausência de Tomé quando Jesus se apresentou aos discípulos na primeira vez. Mais tarde, quando Tomé se reuniu com eles, eles lhe contaram sobre a aparição de Jesus: “nós vimos o Senhor”! Tomé contesta e diz que da parte dele não acredita no que está ouvindo e afirma que só vai acreditar quando vir com seus olhos as feridas das mãos e do peito de Jesus e nelas tocar com suas mãos. Caso contrário não acreditará e encerra o assunto.

Oito dias mais tarde estão todos reunidos e Tomé desta vez está junto. As portas estavam devidamente trancadas. Jesus se pôs no meio deles e lhes deseja a paz como havia feito na ocasião anterior. Dirige-se para Tomé e lhe diz para colocar suas mãos nas suas chagas e do seu lado aberto pela lança. Dizendo-lhe “não sejas incrédulo, mas tenha fé”!

Podemos imaginar a reação de Tomé, talvez tenha ficado estarrecido, boquiaberto com o que estava vendo. E faz uma profissão de fé: “meu Senhor e meu Deus”. Uma confissão com duplo significado. Primeiro reconhece Jesus como “Senhor”, título dado pelo evangelista João a Jesus depois de sua ressurreição. Portanto, Tomé está reconhecendo Jesus como o Ressuscitado. A segunda parte de sua confissão é confessar que Jesus é Deus. Tomé faz essa confissão em nome pessoal, usa a primeira pessoa “meu”. Agora não precisa mais do testemunho dos companheiros. Converte-se em alguém que crê. Contudo, Jesus o adverte “voce está acreditando porque me viu? Felizes os que não viram e creram”.

Podemos tomar a figura de Tomé como representante de todos aqueles que como ele só acreditam vendo. Há muito cristão que se comporta assim, desejam ver milagres para depois crer. Na verdade, se só vendo se crê, então não é necessária a fé. Pois se tenho diante de meus olhos um fato não preciso de fé para reconhecê-lo.

Na carta aos Hebreus temos uma definição do que é a fé. Lá diz: “ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”! (Heb. 11,1). Segundo essa definição a verdadeira fé não precisa ver! Ela já traz uma certeza! É essa a dificuldade dos que não creem se não veem! Em contraposição ao que Jesus disse a Tomé, podemos dizer que quem age assim é infeliz, porque feliz, bem-aventurado é aquele que crê sem ver!

Se olharmos para a figura de Tomé enquanto representa todos aqueles que não creem se não veem, vamos constatar que há muito cristão que age assim. Precisa toda hora de provas. Pede milagre e se ele não acontece dúvida, larga tudo, se rebela, se faz de vítima, acha que Deus não o escuta.

O evangelista João em seu evangelho apresenta sete milagres, que ele chama de sinais e diz qual o objetivo: “vendo os sinais creiam e crendo tenha a vida eterna”. Nós hoje não temos mais Jesus se apresentando ressuscitado como fez no início aos discípulos. Os sinais que temos são, sobretudo os testemunhos dos que creem sem ter visto. Na verdade, é essa atitude que mantem os verdadeiros discípulos de hoje. Não duvidam do Ressuscitado e mesmo assim estão sempre dispostos a crescer na própria fé. Dizem como os discípulos de Jesus. “Senhor, nós cremos, mas aumenta a nossa fé”.

Sabemos que o dom da fé nos é dado já em nosso batismo. Ela crescerá em nós se a cultivamos pela oração, se a aprofundamos à luz da Palavra, se a vivenciamos nos sacramentos, se a praticamos na caridade, se ouvimos os ensinamentos da Igreja, se discernimos a vontade de Deus em nossas práticas cotidianas. Caso contrário a incredulidade de Tomé vai persistir! Bem-aventurados os que acreditam sem precisar ver!

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo Ressuscitado ajuda-nos a superar nossos momentos de incredulidade.

Fortalece-nos na confissão de fé feita por Tomé “meu Senhor e meu Deus”.

Que não exijamos milagres para reconhecer tua presença em nosso meio. Que nos baste o testemunho dos irmãos.

Permita que façamos parte daqueles que são bem-aventurados porque creram sem ter visto!

Contudo, te pedimos, “aumenta nossa fé” para que ela se torne cada vez mais expressão de que nossa vida se apoia em ti e tu és nossa força para enfrentar a incredulidade presente em nosso mundo.

Ajuda-nos a ser testemunhas convictas que possam convencer outros a aderirem a ti. Amém

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

P. Deolino Pedro Baldissera, sds