Artigos Paroquiais

SEGUNDA FEIRA, DECIMA QUINTA SEMANA DO TEMPO COMUM - EVANGELHO (Mateus 10,34-11,1)

Categoria: Homilia diária

 Jesus fala daqueles que o encontram e daqueles que ainda não compreendem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação.

REFLEXÃO

Estas palavras de Jesus nos surpreendem: "Não vim para trazer a paz, mas a espada".

O anuncio do Evangelho é uma exigência que transforma a vida daqueles que o assumem, isto sem dúvidas inclui as relações familiares.

Não que Jesus queira ou aprove de qualquer forma as divisões nas famílias, a questão real proposta por Jesus é colocar o amor a Deus acima de tudo, mesmo que por vezes cause rompimentos e outros tantos sacrifícios.

Seguir Jesus pode não ser a opção de todas as pessoas, algumas vezes numa família ou mesmo num grupo de amigos alguns desejam se tornar cristão, e outros não só não querem isto para sua vida como também criticam, zombam, provocam, irritam aqueles que buscam viver o discipulado, esta é a divisão nas famílias de que Jesus fala.

Que estas situações da vida, que podem nos desapontar, causar percas no sentido de afastamento de algumas pessoas, não seja motivo para nos assustarmos ou nos frustrarmos.
Que sejamos capazes de ver estas situações como uma confirmação de nossa fé, de nosso amor por Deus, e ainda podemos ser intercessores por estes que ainda não entenderam a proposta do Reino de Deus, confiando que Deus pode tocar os corações, e os conduzir a verdade, e a verdade é Jesus a verdadeira felicidade neste mundo e na eternidade.

E o Mestre fala também daqueles que mesmo sem conhecer o missionário oferecem ajuda e acolhida, isso por que compreendem o mistério: "Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou". Este é o caminho para Deus, para o amor, para a vida plena.

UM OTIMO DIA NA PAZ DO SENHOR .....

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

P. Deolino Pedro Baldissera, sds