A Igreja celebra a solenidade de Pentecostes, que acontece cinquenta dias após a Páscoa,ou seja, após a Ressurreição de Cristo e, a partir desse momento, somos convocados a professar a nossa fé na presença e na ação do Espírito Santo. A origem da palavra pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Ex. 23,14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta ocasião, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex. 19,1,16).

No Novo testamento, o Pentecostes está relacionado no livro dos Atos 2,1-3. Como era de costume, os discípulos estavam reunidos com a Virgem Maria no cenáculo. De repente, ouviu-se um ruído, "Como se soprasse um vento impetuoso. Línguas de fogo pousaram sobre os Apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas”, para edificar a Igreja nascente: Veni Sante Spiritus!
Jesus promete aos discípulos na Última Ceia que enviaria o Consolador que os conduziria na sua missão. “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

E Eu suplicarei ao Pai e Ele dar-vos-á outro Consolador, a fim de permanecer convosco para sempre" (Jo.14,15-16).
Portanto, a Igreja segue sua missão de anunciadora da Ressurreição, sendo um sinal de Amor e Esperança para todos nós que fomos batizados e confirmados com os dons do Espírito Santo.
"A igreja é, por natureza, missionária e, a partir do dia de Pentecostes, o Espírito Santo não cessa de a estimular pelos caminhos do mundo, até os extremos confins da terra e até o fim dos tempos." (Papa Bento XVI).

Fonte: Sebastião Nóbrega Júnior