A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é uma doença crônica, em que ocorre aumento da pressão arterial, isto é, a força que o coração exerce nos vasos, para que o sangue chegue a todos os lugares, sobrecarregando alguns órgãos como rins, vasos, coração dentre outros.
Corre mais risco de ter pressão alta quem tem familiares com esta mesma doença, os fumantes, pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, pessoas que não praticam atividades físicas regulares, pessoas obesas, que faz uma alimentação rica em sal e gorduras, pessoas que sofrem muito estresse ou ficam muito nervosas.O diagnóstico é feito pelo médico, e o tratamento pode ser feito com medicamentos, com alimentação sadia e exercícios físicos adaptados.As complicações mais frequentes são: ataque do coração (infarto), derrame cerebral (AVC), aneurisma, problemas renais, dentre outras.
O Diabetes é também uma enfermidade crônica decorrente da dificuldade que o corpo tem de utilizar o açúcar e devido a isso ocorre um aumento do açúcar no sanguePara ajudar a penetração do açúcar em cada célula do corpo, um órgão chamado: pâncreas envia o hormônio Insulina para a corrente sanguínea, ajudando assim no transporte de açúcar do sangue para as células do corpo e transformando esse açúcar em energia.
Ocorre-se um excesso de glicose (açúcar) no sangue, isso leva a um excesso de urina (para eliminar a glicose) e a consequente perda de água, além disso, a pessoa vai senti; mais fome e, ao mesmo tempo, não consegue obter energia, tendo que tirá-la das gorduras e proteínas do próprio corpo. Quando não é tratado de forma adequada, o diabete pode provocar complicações médicas sérias como a insuficiência renal, a cegueira, alterações cardiovasculares e neurológicas. Embora seja uma doença sem cura e com algumas causas ainda desconhecidas, o diabete tem tratamento, mas para isso, é preciso reconhecê-la cedo.
Existem três tipos de Diabetes, o tipo 1 (insulino dependente), tipo 2 (não insulino dependente) e o gestacional.Quando a doença já está instalada, alguns sintomas são notórios: vontade frequente de urinar, sede, muita fome, perda de peso, fraqueza, cansaço físico e mental, aparecimento de furúnculos e dificuldade de cicatrização.
A prevenção se dá pela correção dos fatores de risco como o fumo, a obesidade, o aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicérides) e a hipertensão arterial o ideal é fazer exames regulares para medir a quantidade de açúcar no sangue. Os médicos indicados para solicitar tais exames são, basicamente, os endocrinologistas, mas os clínicos gerais, gastroenterologistas, cardiologistas e nutricionistas também costumam pedir este tipo de exame.Encare os problemas de frente, tenha objetivos e goste de viver, este é o modo mais eficiente de alcançar bons resultados.
Como está nossa saúde emocional?
Como está nossa saúde emocional?
Como está nossa saúde emocional?
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, ou seja, um estado de equilíbrio e harmonia no sentido integral do ser humano. Geralmente quando o nosso lado emocional não anda bem, de alguma maneira isso nos afetará fisicamente e socialmente.
Muitas vezes, nosso sofrimento emocional mesmo de forma inconsciente, se reflete através de problemas de relacionamento, angústia, sensação de vazio, agressividade, depressão e tantas doenças que podem ocorrer, por isso, a importância de nos conhecermos, atentarmos ao que já vivemos reconhecer os traumas e marcas que ficaram em nós, tudo isso nos faz perceber que o que estamos sendo e vivendo hoje, tem muita relação com o passado. Desde que fomos concebidos, começa a ser escrito o nosso livro que até então era só uma página em branco, um livro único, pois somos seres únicos e especiais. Portanto, durante nossa vida, temos que rever tantas coisas que foram escritas e que, talvez, não estejam nos fazendo bem, para que possamos nos sentir livres, íntegros, em harmonia com Deus, conosco e com as outras pessoas.
Assim como é necessário cuidarmos de nossa saúde física, também é muito importante buscarmos ajuda para nosso autoconhecimento, pois é um processo muito difícil lidar com nossos sentimentos e atitudes negativas. Se fizermos este movimento, já daremos um grande passo em busca do crescimento pessoal.
A humanidade nunca viveu em meio a tanta violência, insegurança, crises sociais, medo do futuro, concorrência, necessidade de “ter” e de “ser”, com isso, o mundo exige tanto de nós, onde acabamos vivendo de maneira tão superficial e não encontramos tempo nem jeito de cuidarmos do mais importante, que é a nossa essência, o nosso “eu interior”. Onde ficamos no meio disso tudo? O que estamos fazendo para transformar nossa vida a fim de reduzir ao máximo nosso sofrimento psíquico/emocional? O que nos impede de nos tornarmos pessoas melhores, mais felizes e mais humanas.
“Conhece-te, te aceita, supera-te. (Santo Agostinho)
Por uma vida mais saudável
Por uma vida mais saudável
A atividade física pode ser realizada por todas as pessoas, pois se trata de movimentar o corpo, ao contrário do que muitos pensam, atividade física não precisa ser regrada, pode ser realizadas através de brincadeiras, músicas, danças, entre outros.Através do exercício é adquirido várias melhoras na vida do ser humano, como: melhora cardíaca, respiratório, perda de peso, tonificação muscular, força, resistência, equilíbrio, coordenação, ante estressante, etc.
Para uma prática rotineira é necessário que opte pela atividade que mais lhe agrade, seja supervisionado por um profissional de educação física e um atestado médico antes do início das aulas.O que conta para uma boa qualidade de vida é não ficar parado, por isso, saia para uma caminhada, aprecie tudo que há a sua volta; brinque com seu filho, neto, irmão; e comece agora mesmo a melhorar a sua saúde.