Como está nossa saúde emocional?

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, ou seja, um estado de equilíbrio e harmonia no sentido integral do ser humano. Geralmente quando o nosso lado emocional não anda bem, de alguma maneira isso nos afetará fisicamente e socialmente.

Muitas vezes, nosso sofrimento emocional mesmo de forma inconsciente, se reflete através de problemas de relacionamento, angústia, sensação de vazio, agressividade, depressão e tantas doenças que podem ocorrer, por isso, a importância de nos conhecermos, atentarmos ao que já vivemos reconhecer os traumas e marcas que ficaram em nós, tudo isso nos faz perceber que o que estamos sendo e vivendo hoje, tem muita relação com o passado. Desde que fomos concebidos, começa a ser escrito o nosso livro que até então era só uma página em branco, um livro único, pois somos seres únicos e especiais. Portanto, durante nossa vida, temos que rever tantas coisas que foram escritas e que, talvez, não estejam nos fazendo bem, para que possamos nos sentir livres, íntegros, em harmonia com Deus, conosco e com as outras pessoas.

Assim como é necessário cuidarmos de nossa saúde física, também é muito importante buscarmos ajuda para nosso autoconhecimento, pois é um processo muito difícil lidar com nossos sentimentos e atitudes negativas. Se fizermos este movimento, já daremos um grande passo em busca do crescimento pessoal.

A humanidade nunca viveu em meio a tanta violência, insegurança, crises sociais, medo do futuro, concorrência, necessidade de “ter” e de “ser”, com isso, o mundo exige tanto de nós, onde acabamos vivendo de maneira tão superficial e não encontramos tempo nem jeito de cuidarmos do mais importante, que é a nossa essência, o nosso “eu interior”. Onde ficamos no meio disso tudo? O que estamos fazendo para transformar nossa vida a fim de reduzir ao máximo nosso sofrimento psíquico/emocional? O que nos impede de nos tornarmos pessoas melhores, mais felizes e mais humanas.

“Conhece-te, te aceita, supera-te. (Santo Agostinho)

 a25fig03