A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é uma doença crônica, em que ocorre aumento da pressão arterial, isto é, a força que o coração exerce nos vasos, para que o sangue chegue a todos os lugares, sobrecarregando alguns órgãos como rins, vasos, coração dentre outros.

Corre mais risco de ter pressão alta quem tem familiares com esta mesma doença, os fumantes, pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em excesso, pessoas que não praticam atividades físicas regulares, pessoas obesas, que faz uma alimentação rica em sal e gorduras, pessoas que sofrem muito estresse ou ficam muito nervosas.O diagnóstico é feito pelo médico, e o tratamento pode ser feito com medicamentos, com alimentação sadia e exercícios físicos adaptados.As complicações mais frequentes são: ataque do coração (infarto), derrame cerebral (AVC), aneurisma, problemas renais, dentre outras.

O Diabetes é também uma enfermidade crônica decorrente da dificuldade que o corpo tem de utilizar o açúcar e devido a isso ocorre um aumento do açúcar no sanguePara ajudar a penetração do açúcar em cada célula do corpo, um órgão chamado: pâncreas envia o hormônio Insulina para a corrente sanguínea, ajudando assim no transporte de açúcar do sangue para as células do corpo e transformando esse açúcar em energia.

Ocorre-se um excesso de glicose (açúcar) no sangue, isso leva a um excesso de urina (para eliminar a glicose) e a consequente perda de água, além disso, a pessoa vai senti; mais fome e, ao mesmo tempo, não consegue obter energia, tendo que tirá-la das gorduras e proteínas do próprio corpo. Quando não é tratado de forma adequada, o diabete pode provocar complicações médicas sérias como a insuficiência renal, a cegueira, alterações cardiovasculares e neurológicas. Embora seja uma doença sem cura e com algumas causas ainda desconhecidas, o diabete tem tratamento, mas para isso, é preciso reconhecê-la cedo.

Existem três tipos de Diabetes, o tipo 1 (insulino dependente), tipo 2 (não insulino dependente) e o gestacional.Quando a doença já está instalada, alguns sintomas são notórios: vontade frequente de urinar, sede, muita fome, perda de peso, fraqueza, cansaço físico e mental, aparecimento de furúnculos e dificuldade de cicatrização.

A prevenção se dá pela correção dos fatores de risco como o fumo, a obesidade, o aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicérides) e a hipertensão arterial o ideal é fazer exames regulares para medir a quantidade de açúcar no sangue. Os médicos indicados para solicitar tais exames são, basicamente, os endocrinologistas, mas os clínicos gerais, gastroenterologistas, cardiologistas e nutricionistas também costumam pedir este tipo de exame.Encare os problemas de frente, tenha objetivos e goste de viver, este é o modo mais eficiente de alcançar bons resultados.