Irmãs Salvatorianas

Nós, Irmãs Salvatorianas, pertencemos a uma comunidade internacional de mulheres religiosas e optamos por viver valores em comum, partilhando os nossos talentos pessoais, energia e nossa vida, como expressão do seguimento à pessoa de Jesus Salvador.

Somos chamadas a viver nosso Carisma Salvatoriano de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, no contexto de nossa realidade brasileira, onde estamos inseridas, cultivando uma consciência crítica, assumindo uma postura consciente e buscando ser profundamente contemplativas e ativas em tudo o que realizamos. Estamos presentes em 31 países de 04 Continentes: Europa, América, África e Ásia.

De acordo com nosso Itinerário formativo, toda a formação Salvatoriana nos capacita a uma decisão pessoal e livre, para assumirmos nossa missão como mulheres religiosas Salvatorianas. Somos livres para tomar decisões, por isso, o tempo de preparação, discernimento e decisão é longo, no mínimo 10 anos, pois a jovem é livre para optar por prosseguir ou interromper o processo.

O processo da formação à Vida Consagrada Salvatoriana, tem duas fases especificas: formação inicial e formação continuada. O período que chamamos de noviciado, na formação inicial, é um tempo de aprofundamento no conhecimento de Jesus Cristo, o Salvador e sua proposta, na adesão ao Carisma, Espiritualidade e Missão da Congregação. É um tempo propício para a noviça experimentar profundamente sua vocação como fruto de uma escolha fundamental em sua vida. Essa fase assegura que a noviça assuma uma profunda experiência espiritual, que dê sentido e centralidade ao seguimento de Jesus Salvador: “Paixão por Jesus Salvador e pela humanidade”. A noviça é acompanhada pela formadora, de modo a tornar- se uma mulher de vida interior, aberta ao seu processo de conversão dentro de uma dinâmica de discernimento contínuo, que responda às necessidades do mundo numa Igreja em saída.

Nossa formação sempre é comunitária, portanto, é também uma aprendizagem para convivência com o diferente, acolhendo os desafios, as dificuldades e as alegrias de vivermos juntas como irmãs. Aprende-se, também, a viver em comunidade com aquelas que Deus colocou ao seu lado, aceitando as suas características positivas, bem como suas diferenças e limitações.

Busca-se ser uma mulher aberta para um processo de conversão e comunhão, onde é inegociável, para a Vida Religiosa Salvatoriana, que se faça algumas importantes experiências como a do conhecimento de Jesus Salvador; da humildade e solicitude profética; do esvaziar e cultivar-se para dar seu melhor como uma discípula que faz outros discípulos, e esteja disponível para sair de si a caminho da alteridade.

Nosso Carisma original tem sua inspiração no Bem Aventurado Padre Francisco Jordan e em uma corajosa Mulher, a Bem Aventurada Maria dos Apóstolos que procurou responder às necessidades de seu tempo, dando respostas corajosas e proféticas aos apelos da Igreja da sua época.

Os horizontes que nos orientam são o Evangelho e o Carisma Salvatoriano. Eles nos dão a Identidade de Mulheres Consagradas, Apostólicas Salvatorianas. Esses horizontes nos ajudam a estar atentas às necessidades da Igreja e do povo, onde nós, Salvatorianas, à semelhança de nossos Fundadores, somos chamadas a dar respostas específicas e proféticas aos clamores do povo que sofre.

Nossa missão é tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos, atuando na área da educação, da saúde alternativa, nas pastorais paroquiais, missão Ad Gentes, nos projetos e obras sociais, bem como nas diversas profissões que promovem e valorizam a vida. Assim, em nossa caminhada como Mulheres Salvatorianas, buscamos ser sempre uma presença salvífica, portadoras de esperança e alegria ao povo de Deus, de modo especial às mulheres, crianças, desamparados e excluídos da sociedade. Para isso usamos todos os meios e modos que o Espírito Santo nos inspirar.

Ir. Devanira Maria da Silva