O carisma salvatoriano consiste em se colocar a serviço da igreja e do mundo para anunciar a salvação a todos, de todos os meios e modos, para que todos conheçam a Deus e a Jesus Cristo e tenham vida. A proposta de Padre Jordan é anunciar Jesus Cristo para todos, sem distinção, levando em consideração as peculiaridades de cada pessoa.

A proposta da psicologia é compreender o ser humano em sua plenitude, suas nuances e particularidades, e assim auxiliar a pessoa a transcender para além das barreiras que lhe causam sofrimento, podendo viver uma vida feliz e saudável dentro do sentido à pessoa que se trata. Quando o carisma salvatoriano propõe sua maneira de anunciar o evangelho, também propõe uma reflexão a partir dos possíveis resultados que esse anúncio pode trazer. Podemos apresentar isso pelas palavras fé, esperança e amor.

A fé é puramente acreditar sem ter informações concretas, porque se tem certeza de que é real o que cremos.

Para termos fé devemos compreender o que estão nos falando. A proposta do anúncio do evangelho diante do carisma salvatoriano é ser um anúncio simples, não porque se considere que a pessoa que receberá esse anúncio não tenha instrução suficiente para compreender o que lhe é apresentado, mas sim, porque ao apresentarmos para a pessoa algo familiar e de fácil entendimento dentro do que essa pessoa já experienciou na vida, temos a capacidade de fazer com que essa pessoa se sensibilize mais e faça sua própria experiência espiritual, para assim então, compreender a magnitude do que estamos apresentando para ela: A salvação que vem de Deus!

A fé está relacionada a dar um sentido para a vida. A ciência leva em consideração a fé como uma motivação, algo que faz com que a pessoa possa planejar e executar coisas obtendo bons resultado em sua vida, essa proposta não significa que a ciência acredita em um Deus, mas que leva em consideração o movimento que o ser humano tem quando acredita em Deus ou em uma força espiritual, isso, porque é a fé que nos dá energia para enfrentar a vida e nossos propósitos baseiam-se na fé, não apenas a fé religiosa, mas a crença de que será possível chegar a algum lugar, executar algo a que se propõe. É a fé que nos move e nos dá ânimo, é alimento para nossas forças, para que possamos ir além das dificuldades, buscar um propósito de vida, nos preencher de fato e encontrar nossa vocação. Sendo assim, a fé religiosa não é única, mas considerada importante e fundamental para quem se dispõe à ela.

Assim como a fé está relacionada a dar um sentido para a vida da pessoa, do mesmo jeito a psicologia propõe auxiliar as pessoas a encontrar seu sentido de viver, a motivação que as preencham e auxiliem de forma mais saudável e produtiva. Por isso, para a psicologia, muitas das questões enfrentadas como dificuldades no cenário atual do desenvolvimento humano, podem ter alívio ou parte de solução ao se considerar as experiências de fé da pessoa que busca pelo auxílio psicoterapêutico.

Essa proposta, no entanto, precisa ser iniciada pela própria pessoa que busca o auxílio psicológico, porque o psicólogo em sua atuação não pode ser mais do que um facilitador à auxiliar a própria pessoa a se encontrar, sem então jamais poder influenciar a pessoa em seguir o que ele (psicólogo) acredita como ser real, espiritual ou até mesmo o correto a se escolher dentro dos valores morais. Sem dúvidas a fé é importante para a vida do ser humano, seja por um olhar religioso ou por um olhar da psicologia.

Esperança

A esperança dentro do carisma salvatoriano deve ser, como diz Paulo Freire, a esperança do verbo esperançar, que nos anima, nos faz levantar e agir, e não a esperança do verbo esperar que nos faz apenas ter a expectativa de que tudo será melhor, mas se espera que isso um dia simplesmente aconteça como mágica.

O trabalho para a igreja nesse intuito traz a ideia de que me torno mais satisfeito e feliz ao doar do que receber, isso, porque ao me doar, torno viva a esperança de que estou um passo mais perto dessa proposta de que o mundo conhecerá a Deus. A proposta de nos tornarmos um só diante da vida em Cristo nos proporciona, não apenas se sensibilizar ao outro, mas ao contribuir, sermos felizes com a alegria do outro e ir além das pequenas coisas que nos prendem a momentos.

Compreender o anúncio do evangelho pelo carisma salvatoriano supera a simples ideia de propagação, para que cada vez se tenham mais pessoas envolvidas, talvez sem profundidade, como vemos a exemplo das redes sociais, mas sim de o difundir na simplicidade, numa propagação mais lenta, porém mais eficaz, que faz a pessoa crer e agir à forma de Cristo, tendo a esperança de que o anúncio é o nosso melhor propósito de vida pelo amor ao próximo.

esperanca

A psicologia propõe que a pessoa tenha esperança de viver de forma feliz e plena, por entender que todos os dias ela poderá fazer essa escolha, mesmo que a sua realidade não seja perfeita, esperançosa de dias melhores possa se energizar, acordar e enfrentar a vida

De forma simples, Padre Jordan nos mostra que não devemos agir pensando apenas nas estruturas da religião, levando em conta apenas a hierarquia clerical, ao contrário, nos mostra que quanto mais formos humildes, mais Deus se apresenta em nós, e nos propõe que busquemos conhecer a Deus e nos preocupemos com o ensinar e não unicamente sacramentalizar.

Isso é muito semelhante ao conceito de que devemos ser fiéis ao que temos com o intuito de, na simplicidade e nos detalhes, conseguir mostrar mais do que os textos elaborados e cheios de termos difíceis podem nos mostrar. A proposta em especial é apresentar Deus ao outro considerando que essa apresentação será natural, não como um produto que se quer vender mas sim com a constatação da própria pessoa que, a partir do momento em que nos conhece dentro do carisma salvatoriano, conhece a Deus, quando percebe que nosso sentido de vida é esse: Levar Deus a todos de todos os modos e meios e manter viva a esperança de que o mundo um dia será capaz de conhecer o Deus único e verdadeiro e então fazer parte desse projeto que visa o bem maior para todos.

A exemplo do carisma de Jordan devemos ser fiéis e simples para mostrarmos que não são os textos complexos e com termos difíceis que ensinam, mas a apresentação humanizada de Deus ao outro, a que a pessoa possa constatar por si que o conhecer de Deus nos motiva a leva-lo nesse sentido: Levar Deus a todos, de todos os modos e meios, e manter viva a esperança de que o mundo um dia será capaz de conhecer o Deus único e verdadeiro e então fazer parte desse projeto que visa o bem maior para todos.

Amor

Dia-do-Amor

O amor é o sentimento que nos leva a desejar o bem para outra pessoa. O amor é o elo que liga a fé com a esperança.

Os sentimentos são importantes para os seres humanos, através deles, teremos respostas emocionais, ou seja, respostas físicas que nos auxiliarão a uma adaptação ao ambiente e então teremos a possibilidade de obtermos o melhor resultado diante do que esta acontecendo ao nosso redor, por exemplo, se estiver diante de um tiroteio, o medo me fará agachar e assim terei mais chances de não ser baleada e então sobreviver.

O amor é um sentimento que permite adaptarmo-nos ao próximo. Graças a ele compreendemos e aceitamos as diferenças, convivemos e conseguimos pensar em construir algo que nos faça felizes, assim como ao outro.

A psicologia trabalha com a ideia de que em alguns momentos devemos entender melhor o quanto conseguimos manejar os nossos sentimentos para obtermos o melhor deles e não o pior. Por exemplo, o mesmo medo que na descrição acima me salva, pode me prejudicar se for em quantidade exagerada, que me paralise totalmente ao invés de me fazer agir, assim, no mesmo exemplo do tiroteio, irei paralisar e ao não me proteger exponho-me à fatalidade.

Dentro do carisma salvatoriano devemos compreender que o pedido de Padre Jordan é que possamos nos colocar no lugar do outro, dentro do que é necessário, na medida certa, entendendo as necessidades que muitas vezes se diferem de tudo que já conhecemos. Nosso olhar dever ser também renovado de acordo com a realidade, por amor ao próximo, para que assim nosso propósito de anúncio seja eficaz.  A psicologia nos auxilia a isso ao estudar e compreender o ser humano que se transforma ao longo do tempo, de acordo com as mudanças do ambiente que vive e das mudanças culturais. Compreender o ser humano da atualidade é fundamental para manter viva a proposta de levar Deus a todos de todos os modos e meios.

Papa Francisco nos pede uma igreja em saída, que vá ao encontro dos mais necessitados, sem discriminação, que acolha e aja às necessidades do próximo. Esse é o anúncio perfeito do evangelho, o que verdadeiramente Cristo faria, e por esse ato, movidos pela fé em Deus, nossa esperança nos faz agir com consciência e amor, que nos faz compreender o outro, e assim sermos verdadeiramente apóstolos, buscando o bem, tal como um psicólogo que se põe a serviço para que o outro encontre seu caminho. No anonimato, sem aplausos e sem plateia, apenas nós e o coração de outro ser humano, replicando o sonho de Padre Jordan.

------ Referências--------

Amatuzzi, M. M. (2003). Fé e Ideologia na Compreensão Psicológica da Pessoa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(3), pp. 569 -575

C.I.S. (2019) Identidade Apostólica como Família Salvatoriana. Bebendo da Fonte do Carisma.

C.I.S. (2020) Palavra de Deus fonte de inspiração para Padre Jordan. Bebendo da Fonte do Carisma.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor(a):

Mariana Karina de Jesus Gonçalves

Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia
Terapeuta Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Psicologia e controle do Stress -SP
Psicopedagoga Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco - SP