Estamos iniciando um tempo litúrgico dos mais importantes de nossa Igreja, a “Quaresma”, e com certeza é necessário entendermos: O que é este tempo litúrgico? O que é Quaresma? Temos a oportunidade, além das catequeses, formações, e tantas outras oportunidades, em nossa Paróquia, ainda facilmente, numa busca pela internet conseguir informações e nos tornar conhecedores do tema, com um dos vários e bons conteúdos preparados por bons catequistas e padres iluminados.

Embora seja importante entender o que é a “Quaresma” o mais importante é vivê-la com toda a dignidade que este tempo pede.

A quaresma é um verdadeiro caminho de conversão, de mudança de vida, e de preparação para a maior de todas as festas, a Páscoa da Ressurreição.

Nosso amado “líder maior”, O Santo Padre, Papa Francisco nos dá um belíssimo exemplo, como faz a cada ano, com exceção dos anos de pandemia, e vem anunciar que fará um retiro espiritual pessoal, preparatório para a quaresma deste ano, e também recomenda aos seus irmãos, cardeais e bispos que moram com ele, que façam o mesmo. Para isto, já foi feito o anúncio pelo gabinete responsável, pois, na primeira semana da quaresma estão suspensas toda as rotinas, do Santo Padre, inclusive a tradicional Audiência Geral de quarta-feira.

Com este exemplo do Papa Francisco cada um de nós cristãos também somos chamados a fazer desde já uma preparação espiritual para melhor vivermos os quarenta dias de preparação a festa maior do cristianismo, a ressurreição de Jesus, a Páscoa.

Que nossa Igreja nos ajude a fazermos desta quaresma um verdadeiro roteiro em busca de conversão, que ao chegarmos no domingo de Páscoa, tenhamos realmente nos tornados homens e mulheres novos, se não ainda totalmente santos, mas que buscam de forma mais fortalecidos viver os ensinamentos de Jesus, o ser cristão, assumindo os compromissos, deveres e alegrias que isto nos traz.

Tivemos nos dias de carnaval em nossa Paróquia o Retiro Mariano, uma excelente possibilidade para quem busca um retiro oracional preparatório.

Durante este tempo, como já de costume teremos na Igreja, várias práticas que nos ajudarão, sendo como que balizas a nos mostrar o caminho.

A liturgia é uma delas, tanto a semanal e principalmente a dominical, que nos apresentará um sério e forte convite àquele que é o tripé de sustentação do cristão, o fortalecimento na oração, à prática da caridade e jejum, compromissos estes que são para toda vida, porém o convite neste tempo é mais forte, para que possibilite ao cristão uma aproximação com o

Sagrado, e um certo afastamento do profano, mesmo que continuemos nossas rotinas de trabalho, escola e convívio social ainda assim procuremos viver a dignidade da quaresma.

A oração pode ser de forma comunitária, nas tantas propostas da Igreja e de forma especial buscando participar no GEM (Grupo Eclesial Missionário), que traz suas meditações próprias para o tempo, mas também sem esquecer, da oração pessoal, a intimidade com Deus, pedindo ajuda ao Espírito Santo para sermos fortalecidos e animados...

A prática da Caridade, no seu sentido mais profundo, claro que pode ser fazendo uma doação, de um quilo de alimento, ou uma cesta básica conforme a possibilidade de cada um, e neste ano mais fortalecido pela necessária proposta da Campanha da Fraternidade, mas, além disto, a caridade de uma visita a um enfermo, a um idoso, a um irmão, um amigo que a muito não vê, que talvez precise dar ou receber perdão, caridade também no sentido de livrar-se de preconceito, da preguiça, do comodismo, de aceitar um convite e se tornar agente numa pastoral, movimento ou serviço da Paróquia...

O jejum, que não devemos ver como um castigo, uma punição, mas um bom propósito voltado para a privação de um alimento, ou de um prazer carnal, por um período, ou algo definitivo de uma refeição por exemplo. Existem as orientações da Igreja para se fazer um bom jejum, podemos a consultar, mas seria interessante darmos um real sentido ao jejum, tendo o entendimento que se tem maior valor quando é acompanhado de caridade e doação, quem sabe um jejum de sobremesa, ou chocolate, ou o cafezinho na padaria, ou a cerveja no fim da tarde, porém com um propósito de se juntar este dinheiro economizado com o jejum escolhido e  doar a alguém, ou a uma instituição com certeza seu gesto terá maior valor para Deus e até mesmo para você.

Quaresma é tempo especial de buscar as penitências, as confissões comunitárias, ou nos horários de atendimento conforme possibilidades de cada um, este é até um dos mandamentos da Igreja, nos traz de volta aos braços do Pai, é tempo de buscar o perdão, tempo propício e conveniente de firmar o sério compromisso, de se livrar daquele chamado "pecado de estimação", tomando a real decisão de vida nova, de conversão, de se perceber fraco e incapaz por si só, mas que através da ajuda da igreja, de tantos testemunhos e de uma vida mais próxima ao Sagrado, assim conseguir viver a fé, mesmo que ainda imperfeita, mas se tornando cada vez mais próximo na imitação de Cristo, o que nos faz autênticos cristãos...

Quaresma é tempo de valorizar o silêncio, a simplicidade, a interiorização, para isso ajuda muito que a totalidade da igreja busque preparativos e conformidade adequados como ambiente despojado, livre de luxos e de excessos de adornos, com os instrumentos musicais voltados só para sustentar o canto, é tempo de dar especial destaque a cruz, ao cartaz da Campanha da Fraternidade, não se cantando o Glória nem Aleluia para aclamação ao Evangelho, com os paramentos na cor litúrgica roxo, lembrando-nos do tempo penitencial e de busca de interiorização, evitando bater palmas e gritar vivas.

Tempo forte e meditativo com a ajuda da Via-Sacra, em nossas comunidades, refazendo o caminho do calvário nos corredores da igreja na sequência dos quadros que nos recordam a caminhada dolorosa de Jesus.

Apesar disso, as liturgias quaresmais não devem ser algo triste e muito menos chato, é tempo de retiro de sobriedade de busca de crescimento espiritual, nos resguardando por um breve tempo, para no momento certo vivermos a grande alegria da Páscoa.

No Brasil temos a graça de ter um apoio a mais para melhor vivermos a Quaresma, que é valorizado por nosso Santo Padre, pela Igreja Católica Apostólica Romana, mas porém é algo nosso particular da Igreja no Brasil que é a Campanha da Fraternidade, isto desde de 1964 que com um olhar cristão, voltado para a sociedade, nos ajudando a percebermos a realidade e a buscarmos soluções, para problemas existenciais sociais, sempre com meditações, conscientização e buscas de propostas de ações concretas sempre tentando encontrar soluções ou ao menos amenizar o sofrimento, daqueles que são a prioridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Igreja e para nós os cristãos, os mais pobres e excluídos da sociedade.

Tendo este ano como tema "Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), será tratado nas diversas esferas da Igreja, e de nossa Paróquia, durante todo o ano e de forma especial durante a Quaresma, o que vale ressaltar como vivencia quaresmal para esta reflexão é a possibilidade apresentada pela CF2023 de participarmos ativamente, de nos deixarmos sensibilizar e mover pelo chamado que a Igreja do Brasil nos faz através da CNBB, e ainda fica como uma possibilidade forte de gesto concreto para esta quaresma participarmos da Coleta da Solidariedade, que pode quem sabe, até ser o destino de nossa economia com o jejum, é uma das possibilidades.

Caros irmãos e irmãs peçamos a Luz do Espírito Santo, para vivermos a dignidade que este tempo pede, e que orientados por nossa Igreja que nos ensina a imitarmos Jesus façamos uma boa preparação para o tempo Pascal, sempre sob a intercessão do Bem-Aventurado Jordan e as bênçãos de nosso Mãe e Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.

 

Autor: Diácono João Gualberto