
Pe. Arno Boesing, sds
88 anos a serviço do Reino de Deus

O Pe. Arno Boesing, sds, filho de Matias Albino Boesing e de Teresa Graf Boesing, nasceu aos 09 de abril de 1937, em Itapuí (Ibicaré), SC. Ingressou no Seminário Preparatório de Videira, SC, em 13/02/1951 e neste seminário fez o Primário concluindo em 1952. De 1953 a 1956, cursou o antigo Ginásio (Ensino Fundamental) no Seminário Menor de Vila Arens, em Jundiaí, SP, sendo seus formadores os padres Ditmar Grater e Paulo de Sá Gurgel. O Ensino Médio, antigamente o Colegial, fez no Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, SP no período de 1957 a 1959. O Pe. Arno, fez o ano de Noviciado no Instituto Nossa Senhora Aparecida-INSA, em Conchas, SP, iniciando em 01/02/1960 a 02/02/1961, tendo como Mestre de Noviços o Pe. Frederico Bous, sds. Aos 02 de fevereiro de 1961 fez a Primeira Profissão Religiosa e recebeu o nome religioso de Frater Augusto. Após o Noviciado, foi enviado para Passau, na Alemanha, para cursar a Filosofia e a Teologia. Fez a Profissão Religiosa Definitiva na Sociedade do Divino Salvador aos 02/02/1964. Em 1962 recebeu as Ordens Menores de Ostiarato e Leitorato em 21/12/1962; Exorcistato e Acolitato foi em 23/12/1962.
Fez a Tonsura em 21/12/1962. Em 30/10/1965 recebeu o Subdiaconato e foi ordenado Diácono em 31/10/1965. A Ordem do Presbiterato foi conferida aos 29 de junho de 1966, em Passau, na Alemanha, pela Oração Consecratória e imposição das mãos de Dom Simon Konrad Landesdorfer, aliás, Dom Simon conferiu ao Pe. Arno todas as ordens até aOrdenação Sacerdotal.

Em sua caminhada como Religioso-Presbítero Salvatoriano, Pe. Arno assumiu muitas atividades na Província Salvatoriana Brasileira e na Sociedade do Divino Salvador. No início da vida sacerdotal, em 1968, foi Administrador e Orientador Vocacional do Ginásio em Guarapuava, PR, e Vigário Paroquial da cidade. Durante o Triênio Provincial de 1968 a 1969 foi Secretário Provincial e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Moema, SP. O passo seguinte foi escolhido para ser o Secretário-Geral da Sociedade do Divino Salvador, em Roma por 6 anos consecutivos, de 1969 a 1975. De volta ao Brasil, foi Vice-Diretor da Comunidade e Vigário Paroquial em Moema, SP, por pouco tempo; e a seguir foi eleito Diretor-Provincial da Província Brasileira por dois mandatos consecutivos de 1977 a 1982.Concluído o mandato de Diretor-Provincial, foi Mestre de Noviços e Formador no Propedêutico, no Instituto São José, em Várzea Paulista, SP. No período de 1989 a 1992 foi eleito Secretário-Provincial e membro da CIS. Após o período de Secretário-Provincial, assumiu muitas atividades como Diretor Local, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Várzea Paulista, Pároco da paróquia de Moema, SP, Membro das Comissões Provinciais, membro e colaborador da CIS, e outras funções. Em 2005 foi eleito Vice-Diretor Provincial e em 2007 assumiu a função de Diretor-Provincial quando o Diretor-Provincial Pe. Milton Zonta, sds foi compor o Conselho Geral, em Roma. Durante o triênio de 2005 a 2007, o Pe. Arno assumiu várias atividades como Vigário Paroquial de Moema, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Várzea Paulista, SP, fez parte da Coordenação Geral da CIS. Após o mandato de Diretor-Provincial, o Pe. Arno exerceu muitas atividades internas e externas. Nas atividades internas foi: Reitor ou Vice-Reitor nos diversos Institutos: Instituto Padre Jordan; Instituto Doze Apóstolos; Propedêutico na Várzea Paulista, SP; e Mestre de Noviços.
Além das atividades internas citadas acima, Pe. Arno assumiu vários Projetos da CIS, foi coordenador geral da CIS, membro em diversas Comissões Provinciais, Diretor ou Vice-Diretor Local, Cronista, Secretário, Conselheiro em diversas comunidades, Assistente Espiritual em diversos Grupos de Leigos da ADS, colaborador incansável nas traduções dos documentos originais da Congregação e muitas publicações.

Além das atividades internas da Província, dedicou-se e dedica-se na formação de Lideranças Cristãs baseadas no Carisma Salvatoriano tornando o Divino Salvador conhecido e amado exercendo as funções de Pároco ou Vigário-Paroquial em muitas paróquias confiadas aos Salvatorianos: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moema, SP; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Várzea Paulista, SP; Paróquia Divino Salvador, Piedade, Rio de Janeiro, RJ; Paróquia de Guarapuava, PR, Paróquia São Bento, Americanópolis, SP; Paróquia Santo Antônio, São José dos Pinhais, PR e atualmente, é Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Várzea Paulista, SP.
Jubileu de Fabulita
No dia 02 de fevereiro de 2025, Pe. Arno celebra o Jubileu de Fabulita, 64 anos de Vida Religiosa. A fabulita é o pico da maturidade. A pedra é considerada um mineral de excelência e é símbolo do amor doação espiritual invencível e inalterável. Alegremo-nos e exultemos de alegria ao celebrarmos os 64 anos de Vida Religiosa do Pe. Arno Boesing. Uma vida totalmente dedicada ao Povo de Deus na Província Salvatoriana Brasileira e alicerçada profundamente na vivência do Carisma e da Missão Salvatoriana. Reconhecendo a sua preciosíssima contribuição para a Família Salvatoriana, de modo especial pelo trabalho de Pesquisa histórica, traduções e aprofundamento em torno do resgate das origens da Sociedade do Divino Salvador, na atualização dos elementos da História, Espiritualidade, Carisma, Missão e Identidade Salvatorianos, somos gratos pelo seu testemunho de vida e sua presença entre nós. Que o Divino Salvador continue abençoando a sua vida, Vocação e Missão, com muita paz, alegria e saúde. Parabéns elos 88 anos de vida!