Pentecoste é um momento especial para a nossa igreja, pois é quando o Espírito Santo age de forma criativa e poderosa em nosso meio. É uma celebração da vinda do Espírito Santo, que promove a unidade, o fortalecimento da fé e a renovação da esperança. No domingo seguinte à Ascensão do Senhor, festeja a Igreja a solenidade de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, que estavam reunidos com Maria no mesmo lugar, em Jerusalém, como um vento impetuoso, que encheu toda a casa e onde apareceram como que línguas de fogo que pousavam sobre cada um deles.

Pentecostes é a festa da unidade, é a festa da luz diante das trevas do pecado e da morte. É a festa do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. Os Apóstolos receberam o poder do Espírito Santo que desceu sobre eles para serem testemunhas de Jesus em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra.

São Cirilo de Jerusalém disse que o Espírito Santo é a luz divina que esclarece tudo para a glória de Deus e para a salvação humana. O Espírito Santo age nas pessoas se o coração delas for aberto às suas inspirações, em vista da conversão de vida e na unidade com Jesus Cristo e com o Pai. O Espírito Santo santifica aqueles que estão abertos a ele a aos irmãos na Caridade. O Espírito concede a todos a sua graça, guia e Ilumina a todos ao conhecimento de Deus, guia os profetas, torna sábios os humildes, consagra os sacerdotes, dá o dom da santificação, ressuscita os mortos, liberta os cativos de suas prisões e muito mais.

São Leão Magno afirmou que o Espírito Santo sopra onde quer de modo que as línguas próprias de cada povo, tornaram-se comuns nos lábios da Igreja. Bonito isso, não é?

É da própria essência do Espírito Santo ir ao encontro das pessoas. O Espírito age na história da salvação a partir daquela primeira manifestação como de línguas de fogo, que possibilitou o início da pregação do Evangelho a todas as nações, acabando-se as barreiras criadas pela sociedade que excluíam alguns povos dos demais. Ele reúne os fiéis e os motivam para o testemunho e comunica os dons invisíveis a cada um, unindo assim os dons da fé, da esperança e da caridade numa verdadeira e total unidade. O Espírito Santo leva os homens e mulheres para uma melhor compreensão dos avisos vindos do céu e para a única e verdadeira comunhão, que é a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Trindade Santíssima.

Pentecoste é um dos grandes acontecimentos bíblicos relacionados ao Espírito Santo. Por meio de Pentecoste, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e discípulos de Jesus e os capacitou a viver vidas transformadas. Por meio da Ação do Espírito Santo, os discípulos se tornaram mensageiros corajosos da Palavra de Deus para toda a humanidade. A igreja é chamada a viver o mesmo testemunho de fé e ousadia hoje. Que possamos, como igreja, buscar o Espírito Santo em oração e abraçar sua ação em nossas vidas para que possamos cumprir a vontade de Deus. Assim, poderemos viver uma vida com propósito e direcionada pela Palavra de Deus, testemunhando o amor de Jesus Cristo ao mundo. Aproveite agora e descubra como o Espírito Santo pode transformar sua vida. (reze)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.Enviai, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos.

Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso.

Amém!