Dízimo nos coloca em relação com os outros

Vivemos num mundo egoísta, onde se procura nos isolar, para não perceber o outro. A Pastoral do Dízimo nos conscientiza para percebermos que os outros também existem. E para nós mesmos sermos mais maduros e equilibrados, necessitou de nos relacionar com outros: acolhemo-los e partilhando com eles o que nós somos e temos. O ser humano foi criado para ser comunhão e comunicação, como Deus é. Não tem outro jeito para sermos maduros e equilibrados a não ser pelo diálogo. E isto vale para a família e para comunidade

Percebemos as necessidades do outro e da comunidade

Quando a minha fé é muito realista e concreta, eu me insiro mais na família e comunidade. Então eu percebo os meus irmãos e as realidades. Na parábola do samaritano (Lc 10,25-37), várias pessoas passaram perto daquele que foi assaltado e quase morto. Todas viram o pobre caído, mas não assumiram nenhuma atitude concreta. Só um samaritano é que, de fato, prestou todo o socorro necessário. Ele viu e se comprometeu com o próximo. “tome conta dele. Quando eu voltar pagarei o que tiver gasto a mais”. Assim, não basta ver as necessidades da minha comunidade. É preciso que eu me insira nela, me comprometa com ela e participe de sua construção.

Dízimo implica em mudança de comportamento

Por isso, a nossa fé não consta só de pensamentos bonitos. A nossa fé precisa ser bem realista e concreta. Ela exige arregaçar as mangas e assumir responsabilidades na caminhada da Igreja. Isto implica em mudança de comportamento e de atitude

AS QUATRO DIMENSÕES DO DÍZIMO

As dimensões do dízimo são os elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e sua razão de ser. O documento nos fala de quatro dimensões: religiosa, caritativa, eclesial, missionária.

Dimensão religiosa é a relação que o dízimo estabelece entre a criatura e o Criador. É um ato de reconhecimento, de gratidão para com Deus, um gesto de amor e de fidelidade ao doador de todos os bens. Por isto afirmamos que o dízimo nos coloca no coração de Deus.

Dimensão eclesial, significa que o dízimo expressa a nossa pertença à igreja. A igreja é a família dos filhos de Deus. Nela fomos inseridos pelo batismo. A igreja nos pertence, nós fazemos parte da igreja, especificamente da comunidade da qual participamos e onde vivemos a nossa fé.

A Dimensão caritativa nos lembra que todo cristão é chamado a viver o amor para com os irmãos, amor que se expressa também através de gestos de partilha. O dízimo é partilha dos dons e dos bens.

A Dimensão missionária significa que através do dízimo, o cristão participa da ação evangelizadora da igreja. A evangelização é dever de todo cristão e a contribuição do dízimo ajuda a igreja a realizar a sua missão. Por estas dimensões podemos afirmar que o dízimo nos coloca no coração de Deus, no coração da Igreja e no coração do Evangelho, que tem como centro o amor feito não apenas dos bons sentimentos, mas de obras de caridade.

Convite

Se a comunidade funciona bem, quem sai ganhando é você mesmo e sua família. Ora, a Igreja é de todos.
Você que é Católico e ama a sua Igreja, e quer que ela funcione bem, contribua com o dízimo, mas faça-o com amor, generosidade, de acordo com o seu coração. ‘Faça a experiência, diz o senhor. E muita bênção lhe será derramada (Mt.3,10).

Para Refletir:

Você acha justo que apenas poucos seja dizimista e mantenham a Igreja?
Venha Fazer parte desta Igreja. E que Deus o abençoe.
Ser dizimista “é aprender a tomar conta da sua comunidade, à semelhança do samaritano”.