Evangelho do dia (Mt 6,1-6.16-18)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"O Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa"

A esmola, a oração e o jejum são práticas de misericórdia, que a Igreja nos propõe como caminho para conversão e purificação.

São caminhos para um verdadeiro encontro ou reencontro com Deus.

Como diz o Salmo 23: "O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário."

Como Jesus disse, Ele não veio para abolir a Lei, mas para dar pleno entendimento, para melhorar a vivência dos costumes, para que as práticas destas obras levem a um verdadeiro encontro com o Pai.

Jesus nos convida a uma relação próxima, íntima com o Pai, é um encontro a dois, eu e Deus, e por isso só aos dois diz respeito, por isso Jesus ensina que estas práticas sejam sempre íntimas, discretas, sem buscar aplausos ou reconhecimento.

Esta relação pode ser diretamente ao Pai, através da oração, pode ser para a purificação do próprio ser, através do jejum, e pode ser a reação que passa pelo próximo, através da caridade.

Porem sempre é relação particular com o Pai, a busca não deve ser por reconhecimento humano, e sim para que: "o Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa"

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto