Evangelho do dia (Lc 2,41-51)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.

47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Imaculado coração de Maria

 

Hoje celebramos a festa do Imaculado Coração de Maria, “Sua mãe, porem, conservava no seu coração todas estas coisas”.

O Evangelho de São Lucas é aquele que nos apresenta Maria, desde os seus primeiros momentos, o anúncio do anjo, seu sim, sua disposição a servir, a apresentação do menino no Templo, onde recebe o anúncio da espada de dor que lhe transpaçara o coração, o mesmo coração que sempre conservava todas estas coisas, este Evangelho de hoje, inaugura a dor de Maria como a Mãe de Deus, um susto que perdurou por três longos dias, e foi muito mais que isto, a resposta do menino ao ser encontrado traz a tona, todas as memórias guaradadas em seu coração, o coração que ja havia sido preparado por Deus, desde sua concepção, para ser a Mãe do Salvador, assim Maria nasce, pura, livre da culpa do pecado original, santa, sem mácula, com o coração imaculado, preparada assim para receber o proprio Deus, sendo assim a primeira a ser santificada por Jesus, que veio santificar o mundo, Maria do Coração Imaculado, Mãe de Deus, santificada por seu sim, santificada por seu servir, santificada por seu Filho.
Maria do imaculado coração.
Maria que conservava em seu Imaculado coração todas estas coisas.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto