Evangelho do dia (Mc 11,27-33)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Tenhamos cuidado para ainda hoje não questionarmos a autoridade de Jesus.

Jesus passeava pelo templo, imaginemos hoje, Jesus a caminhar por uma de nossas igrejas, e de forma mais parecido com aquilo que significava o templo para o judeu, imaginemos Jesus a caminhar pela Basílica de Aparecida, como costumamos fazer a cada tempo, ir àquele que é para nós católicos o maior dos templos, o verdadeiro ponto de encontro da fé, certamente Jesus ficaria chateado com tantos que até lá vão apenas para fazer turismo, um passeio e se esquecem da fé, chegando algumas vezes ao absurdo de se quer participar de uma missa, mas o cento do Evangelho de hoje é outro, a questão central é a autoridade de Jesus, e até talvez nem seja esta a questão central, ao menos não para nós, para as autoridades religiosas dos judeu talvez fosse, para nós não, podemos olhar para este Evangelho de hoje vendo Jesus como aquele que não precisa provar, não precisa se justificar, nem se apresentar, Jesus é Deus, é a manifestação de Deus, é Deus a se mostrar, isto para os judeus, e para nós também.

Que esta reflexão de hoje nos leve a entendermos que não devemos questionar a Deus, com uma fé rasa, esperando ver para crer, ou propor trocas, fazendo promessas e esperando Jesus fazer sua parte para então, "pagarmos", esta promessa, ou negligenciarmos sua presença, acreditando que depois disto ou daquilo, que quando tivermos tempo vamos ao seu encontro...

Estas são algumas formas que hoje tantos que até muitas vezes se dizem cristãos acabam por questionar a autoridade de Jesus.

Jesus é, revelação do Amor, está presente em nós e em tudo, e se permitirmos nos conduz através de Seu Espírito.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto