Evangelho do dia (Mt 5,13-16)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra."

Neste Evangelho de hoje Jesus vem nos falar da Lei, esta Lei que entende-se como os dez mandamentos, e tudo aquilo que o povo viveu antes de Jesus, e temos os registros nos cinco primeiros livros da Sagrada Escritura, o Pentateuco, e ainda tudo o que os profetas anunciaram. Jesus vem dizer que nada mudou, tudo o que se viveu no Antigo Testamento ainda tem seu valor, Jesus não veio para mudar nada, e sim para dar pleno entendimento de tudo que foi anunciado, desde o inicio dos tempos, e ainda através do envio do Espírito Santo fomos sendo ajudados a compreender plenamente o plano de salvação, o projeto de amor de Deus para seus filhos.

O que podemos perceber com tudo isto, e entender, é, que Deus em seu infinito amor, sempre Se revela a humanidade, mas como um pai amoroso capaz de sentir as condições e os limites de seus filhos, a cada tempo vai aos poucos Se mostrando, como que um véu que vai sendo tirado aos poucos, Se revelando, Se deixando ser conhecido de acordo com a possibilidade de entendimento de seus filhos.

Deus Pai, o criador.
Deus Filho, o redentor.
Deus Espírito o animador.

Sempre, desde de sempre formam um só Deus unidos, a Santissima Trindade, O Amor que cria, salva, revela e esta junto de nós. A Lei de Deus, sempre foi e sempre sera o Amor, o amor revelado em cada gesto desde a criação, passando pela liberação e caminhar com o povo, revelado plenamente no amor-doação de Jesus, que nos leva a fazer experiência ate nossos dias, através do Seu Santo Espírito.
Experiência de um Deus presente que faz Comunhão, esta sempre, em todo tempo presente no meio de nós.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto