Evangelho do dia (Mt 5,13-16)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Vos sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo"

 

Jesus faz esta comparação simples com coisas do dia a dia, que todo mundo conhece, para ministrar uma catequese sobre o servir e o testemunho do cristão. Jesus está a falar com a comunidade, aqueles que decidem viver a fé, decidem ser imitadores de Cristo, e tanto vale para o povo de seu tempo, e muito ainda vale para nós.

Somos aqueles que vivem a fé, procuramos aprender, meditar, entender o projeto de Deus, e assim termos nossa vida transformada, cada dia buscando mais ser um cristão autêntico.

Mas Jesus vem nos dizer que não vale a pena nada disto se ficarmos fechados em nós mesmos, em nossa casa, em nossa família, ou até mesmo em nossa comunidade, ou ainda numa congregação, ou numa associação, onde muito se aprende e se deslumbra com tão maravilhoso projeto, com tão maravilhosa regra de vida, ou lindas propostas, porem fica só nisto, ai é como colocar a vela debaixo do caixote, ou um sal sem sabor, não tem valor.

"Vos sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo"

Somos chamados a dar testemunho, a nos colocarmos a servir, seja na comunidade, seja na sociedade.  Ai sim seremos cristão autênticos, seremos imitadores de Cristo. Imaginemos Jesus em nossos dias quanto Jesus estaria a catequizar, a cuidar de desamparados e necessitados, enfim a servir.

Peçamos ao Espírito Santo que nos leve a viver uma fé que se revela na prática do testemunho e do serviço ao próximo.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto