Evangelho do dia (Mt 5,1-12)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Jesus nos encoraja a viver no espírito das bem-aventuranças

Bem-aventuranças, regra de vida do cristão, é a nova Lei, Jesus é o novo testamento, nos apresenta a porta de entrada para o Céu.  O mundo vê isto como trágico, não entendem o sentido.

Jesus vê como bem-aventurado: os pobres em espirito, os aflitos, os mansos, os famintos de justiça, os misericordiosos, os promotores da paz, os perseguidos, os injuriados, e promete a recompensa a estes no Céus.  A cada uma destas virtudes Jesus apresenta uma graça, nos mostra que vale a pena buscar o bem comum, buscar viver aquilo que Ele ensinou por toda sua vida.

O próprio Jesus viveu isto, podemos perceber em suas palavras e ações durante toda sua vida, tudo isto, que Ele mesmo anunciou e ensinou, as bem-aventuranças são a busca por justiça e paz, e, isto o levou a ser rejeitado e desprezado, e até morto numa cruz, mas também sabemos que este não foi o fim, Jesus por sua vivência plena das Bem-aventuranças, que é a obediência a Deus, obediência ao amor, a busca pela vida plena, alcançou a Gloria no Céu.

Jesus nos encoraja a viver no espírito das bem-aventuranças nos apresenta como o caminho para o Céu, aquele que deseja o Céu deve viver este caminho, estas virtudes

Sabemos que é difícil viver a todas estas virtudes, com nossas fraquezas, por isso precisamos fazer exercícios neste caminho, buscar a cada dia imitar Jesus, ser autênticos cristãos.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto