Evangelho do dia (Mt 8,28-34)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.

30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.

32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Jesus vai a todos os lugares, o anuncio é para todos

Este Evangelho de hoje chega até a assustar se pensarmos na situação, se nos imaginarmos junto àqueles que estavam com Jesus, podemos pensar no poder de Jesus, e nos espíritos maus a O temerem, sabemos que isto é bem verdade, e ainda podemos fazer deste trecho do Evangelho uma catequese para nossos dias.

Jesus chegou a outro lado da margem, "na região dos gadarenos", o outo lado é um lugar fora do convívio dos amigos e dos irmãos, muitas vezes podem não receber bem, Jesus vai a todos os lugares, o anuncio é para todos, ainda hoje a Palavra de Jesus é levada a todos os lugres, mesmo a lugares que os frequentadores ou moradores não vivem o bem comum.

Vieram a seu encontro dois homens possuídos por espíritos maus, espíritos maus ainda hoje possuem a muitos, todo aquele que não aceita a justiça, que não vive o amor e despreza a paz é possuído pelo mal, pela inveja, pela ganância, pelo comodismo, pelo orgulho, enfim tudo aquilo que divide, que afasta e despreza é um espírito que não vem de Deus, vem do mal, infelizmente ainda hoje temos muitos irmãos que se deixam levar pelas ilusões do mundo.

E o texto segue dizendo que estes homens conversaram com Jesus, não o aceitaram, preferiram os porcos, também nos nossos tempos muitos rejeitam, desprezam o amor, preferem continuar na sujeira do pecado, nos interesses próprios.

Jesus os permite, deixa que vão aos porcos, Deus nos dá a liberdade, a decisão é sempre nossa, esta também é prova de amor, Deus não obriga a nada, apenas convida ao amor.

Outros da cidade também rejeitaram Jesus, infelizmente tantos rejeitam...

o caminho é estreito.

O mar simboliza o mal, a escolha pelas coisas do mundo, a ganância ainda hoje cega a tantos, os impede de reconhecer em Jesus, o amor, seu Divino Salvador.

Que o Espírito Santo nos ajude a abrirmos nossos olhos, e percebermos Jesus vindo a nosso encontro, através de uma Palavra, de um irmão e de tantas formas que Jesus escolhe para vir até nós, e então larguemos tudo aquilo que nos impede de receber Jesus, e façamos nosso encontro com o amor.