Evangelho do dia (Mt 8,23-27)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!

Podemos ver este Evangelho de hoje como uma bela catequese para nossa vida, é muito bonito e até nos serve como uma linda mensagem pensar em Jesus a atender o chamado de seus discípulos que estão numa situação de perigo, e Jesus prontamente os socorrer, mostrando todo seu poder.

Mas fica muito mais valido quando colocamos o Evangelho na nossa vida, qual a mensagem que traz para nós?

Fazendo assim uma catequese.

A barca representa a Igreja, mas não a igreja templo, lógico que precisamos e amamos nossos templos onde nos reunimos e fortalecemos nossa fé, mas a barca é a Igreja povo, que vive a fé e o compromisso de seguir Jesus.

Jesus entra na barca, está na Igreja, é o Emanuel, o Deus presente.

A tempestade, são as tantas dificuldades que o povo de Deus atravessa nesta peregrinação. E quantas tempestades? As famílias com seus filhos e filhas que tem dificuldade para encontrar o caminho, que se perdem nas ilusões deste mundo; o desânimo perante tanta maldade e injustiça, daqueles que deviam cuidar do povo; as dificuldades com trabalho, estudo, relacionamentos, e cada um sabe a tempestade que encontra no dia a dia.

"Jesus, porém, dormia.", Jesus não dorme, é o povo que vai se afastando de Deus, e nós também somos assim, parece que Deus não se incomoda com nossos problemas.

O Evangelho nos lembra que este é o momento da oração de lembrarmos que temos um Deus presente, junto de nós e o buscarmos em nossas orações dizendo: 'Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!'

Ao rezarmos e humildemente nos colocarmos nas mãos de Jesus a sua resposta será como no Evangelho: ''Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?''

E assim com esta catequese vamos percebendo que na hora certa, talvez até não quando nós achamos que seja a hora, mas quando Deus sabe que é o melhor, então, com seu poder Jesus nos livra de toda tempestade.

O mar, é o mundo com seus ideais e propostas que não são as de Deus para seu povo, porem Jesus é Deus que tem poder sobre todas as coisas, sobre este mundo e quando o invocamos Ele nos livra de todo mal.