Evangelho do dia (Jo 20,24-29)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Bem-aventurados os que creram sem terem visto! ”

São Tomé que celebramos no dia hoje, nos traz duas meditações bem serias:

  • Primeiro, ele assume sua falta de fé, diz que precisa ver para crer, é autentico, mesmo que lhe falte a fé.
  • Segundo, quando de fato vê; dá nos um lindo testemunho de fé, "Meu Senhor e Meu Deus", uma fé que o converte, o leva a viver aquilo que acredita até as últimas consequências.

Hoje infelizmente tantos dizem ter fé, mas que fé, não vivem a sinceridade desta fé, não passa de como dizem, 'da boca para fora', e fica a pergunta. Seria mesmo fé verdadeira, ou apenas repetir o que se ouviu, ou até um costume, tradição, sem uma experiência real, sem buscar tocar em Jesus, em suas feridas.

Jesus declara feliz, bem-aventurado, aquele que crê mesmo sem ter visto, que vive uma fé, não baseada somente em trocas com Deus, mas que tem uma fé que é dom de Deus, é presente que recebeu do Espírito Santo ao ser batizados.

Tomé não é o único que tem dificuldade em acreditar, aliás, nós também podemos ter dúvidas, Tomé representa cada um de nós, nem sempre é fácil acreditar, devemos buscar nossas provas, nosso encontro com Jesus, não aceitar uma fé rasa, só para não decepcionar aos outros, porem Tomé mesmo sem fé permanece na comunidade, dá a oportunidade de Jesus se manifestar a ele. Que nós também mesmo que a fé falte, jamais nos afastemos de Deus da Igreja, da Comunidade, estejamos sempre em lugares e situações que seja possível este encontro, esta manifestação de Deus, e quando ela acontecer possamos dizer como Tomé: "Meu Senhor e meu Deus."

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto