Evangelho do dia (Jo 16,12-15)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos"

 

O Evangelho de hoje começa com este dizer de Jesus a seus discipulos: "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.", Jesus estava a três anos a ensinar seus discipulos, a transmitir-lhes uma novidade, era algo muito novo, diferente do que estavam acostumados, ou daquilo que esperavam do Messias, do enviado de Deus.

Este anuncio, a Boa nova, trazia mais que ensinamentos, implicava mudança de vida, mudar uma vida inteira, de pessoas de certa idade, de costumes rigidos, cheia de preconceitos, este, mudar uma vida, costumes, pensamentos, preconceitos, não é facil, Jesus conhecia seus escolhidos, sabia de seus limites humanos, e que, se Ele lhes transmitisse toda a verdade de uma vez, eles não suportariam, por medo, por insegurança, pelos costumes inraizados que traziam...

Por isso deixa lhes o seu Espirito que lhes possibilitara conhecerem toda a verdade, mas isto no tempo certo, aos poucos como um processo de aprendizagem, Deus em seu infito amor, não cobra de seus filhos, mais do que eles podem lhe dar, espera seu tempo, respeita seus limites, e principalmente os capacita.

Assim tambem é nossa caminhada na comunidade, não devemos e nem podemos aprender tudo de uma vez, precisamos perseverar, ter paciência, nos dar tempo, e durante este processo que é a vida na comunidade, Deus vai Se revelando, e Se fazendo conhecer, para aqueles que caminham, que fazem a experiência de vida em comunidade, numa igreja, numa pastoral, numa jornada catequética...

E ao ir conhecendo Deus, que se revela, que apresenta Seu Plano, que nos leva a conhecer a verdade, ai vamos naturalmente mundando nossas vidas, e nos tornando cristãos autênticos, discipulos que aprendem com o Paciênte e bondozo mestre.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto