Evangelho do dia (Jo 16,16-20)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Jesus nos diz: "...a vossa tristeza se transformará em alegria."

   
No Evangelho de hoje vemos Jesus falar em tempo, pouco tempo, um pouco mais de tempo...
Os discipulos não compreendiam pois viviam no momento dos acontecimentos, coisas ainda iriam acontecer, e depois o Espírito Santo os ajudaria a entender, toda a revelação de Deus presente em Jesus.

De fato nós ja conhecemos a revelação, ja vivemos a alegria da Ressureição, da garantia de que a morte não é o fim, que temos um Deus que nos apresenta um projeto de Salvação, e permanece conosco através de seu Espírito, a nos orientar e conduzir.
A nós cabe não nos afastarmos de Deus.

Mas voltando a questão do tempo, realmente quando passamos por fases difíceis, por dores...
...parece que o tempo não passa, parece que não vai acabar nunca tal sofrimento, e muitas vezes esta dor pode se tornar motivo de desânimo, de revolta contra irmãos, contra a gente mesmo e até contra Deus, não conseguimos perceber que em primeiro lugar a dor e o sofrimento são consequências, ou de atos ou mesmo simplesmente de estarmos vivos...
...faz parte da vida momentos de vitorias, e alegrias, e momentos de dor e perca, tudo isto faz parte da existência humana nesta terra.

Mas Jesus disse a seus discipulos e diz para nós hoje;
"Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria."

E de fato o ser cristão não é garantia de que as coisas serão perfeitas nesta vida, e ate nos ajuda a perceber que as alegrias desta vida são passageiras, quem hoje ri amanhã pode chorar, ha tempo para cada sentimento, mas tudo passa.

Mas quando a nossa alegria esta em Deus, quando cremos nas promessas de Deus ai nossa alegria sera verdadeira e duradoura, e mesmo com dificuldade, dor e sofrimento ainda assim seremos alegres, por que sabemos que depois de tudo, nossa alegria sera plena.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto