Evangelho do dia (Jo 16,20-23a)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Já estamos próximo da solenidade da Ascensão de Jesus, o Evangelho continua a nos preparar para esta festividade, assim como Jesus preparou seus discípulos.

Jesus faz esta comparação da mulher gravida prestes a dar à luz, a aflição é grande, a expectativa enorme, mas a mulher já sabe que este momento será recompensado, quando tiver o filho nos braços a alegria será imensurável.

Jesus parte para o Pai, deixa seus discípulos, mas a presença do Espírito Santo trará grande alegria; "o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria."

Vivemos o tempo da alegria, da presença de Deus no meio de nós, Jesus ressuscitado está com o Pai , mas sua uni presença o faz presente, e o Espírito que nos anima e conduz é Deus, assim nós que somos imagem e semelhança de Deus, somos chamados a fazer comunhão, com este Deus que é Comunhão,... imitar Jesus é viver em comunhão com os irmãos, nos percebendo uma só igreja, um só povo, uma só comunidade, filhos de um Único Deus que é comunhão no mistério da Santíssima Trindade, e isto nos dará esta alegria que Jesus nos fala, estar unidos, em comunidade com os irmãos e com Deus.

E Jesus termina nos dizendo: "Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma."

Quando fizermos a experiência de Comunhão com os irmãos, sabendo que isto é ser cristão, é ser imitador de Cristo, a verdadeira unidade com o Pai e o Espírito.

Assim unidos a Jesus que nos leva através do Espírito Santo ao Pai, conheceremos a verdade, toda a revelação do amor de Deus e não teremos mais perguntas, somente a felicidade eterna.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto