Evangelho do dia (Jo 16,23b-28)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.

25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"...se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará."

Nós temos em Jesus um intercessor, é a nossa ligação a Deus, Jesus verdadeiro Deus, que se fez verdadeiro homem conhece nossa realidade, nossas angustias, nossas necessidades, sabe que precisamos de Deus, e se põe como esta ligação; "se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará."

Jesus estava com seus discipulos, falava com eles, e ainda hoje esta conosco, participa de nossa vida, esta vivo e presente em nós, e garante que nos ouve e nos atende.

Jesus nos diz que o proprio Pai atenderá nossos pedidos.

Hoje conhecemos a revelação de Deus, Jesus é a revelação, é o rosto humano de Deus, o Deus que é Trino, Pai, Filho, e Espirito Santo, mistério das três pessoas numa perfeita comunhão, assim quando rezamos, ao Filho estamos rezando tambem ao Pai, e estamos tambem rezando ao Espírito Santo, não é possivel separar Deus.

Se conhecemos Jesus e seus ensinamentos se aceitamos, Jesus como nosso Salvador, aceitamos Jesus como presença de Deus inseparavel, em Jesus esta o Pai e o Espírito, em Jesus conhecemos o Deus Trino, Pai, Filho e Espirito Santo, comunhão perfeita.

Se conhecemos Deus, se somos cristãos de fato, só podemos experimentar e entender este amor de Deus por nós se vivermos o amor, se experimentamos o amor, e fazemos esta experiência quando amarmos a nossos irmãos e fazemos comunidade, e fazemos comunhão, nosso amor a Deus só se revela na imitação de Jesus no ser comunhão com os irmãos e com Deus, é para isso que somos chamados por Jesus. Para fazer comunhão.

Afinal esta é a revelação de Deus a unidade trina; "Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”.

Jesus nos envia o Espirito Santo, que esta em nós, que é Deus, junto do Pai e do Filho, assim fazemos comunhão com Deus.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto