Evangelho do dia (Mc 10,46-52)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.

48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

"Coragem, levanta-te, Jesus te chama!"

No Evangelho de hoje vemos um cego, para o povo de seu tempo, era um castigado, um desprezado, acreditavam que era cego por que seus pais ou ele tivesse cometido um pecado e esta condição de mendigo era um castigo.

Sentado a beira do caminho, a depender de outros, sem condições de se manter. Ainda hoje é assim que o mundo trata aquele que sofrem acreditam que a culpa é dele, não estudou, não se esforçou, está pagando por sua preguiça, e muitas vezes até o próprio pobre acaba acreditando que a culpa é dele, e fica a depender da ajuda de outros, não tem força para sair da situação em que se encontra.

Vemos o grande exemplo do cego Bartimeu, grita, clama, pede a Jesus: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" E mesmo que incomode a outros, que não conseguem ter compaixão, continua a gritar por Jesus.

Jesus o ouve e o manda chamar: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!"

Assim também acontece com muitos hoje, alguns dias nós mesmo podemos nos achar indignos e que nem devemos incomodar Jesus, mas se tivermos a coragem do cego Bartimeu e mesmo numa condição de abatimento, de crise de fé, se ainda assim clamarmos a Jesus, Ele nos chamará, nos dará sua atenção e atenderá nosso pedido.

O que precisamos é ter coragem, é saber que temos alguém por nós, que jamais seremos dignos, mas a misericórdia de Deus, nos acolhe. E que ao nos sentirmos acolhidos por Jesus tenhamos a disposição de seguir Jesus, de nos tornarmos discípulos, verdadeiros cristãos.