Evangelho do dia (Jo 17,20-26)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles."

Jesus segue com sua oração sacerdotal, pede ao Pai por todos os que creem Nele, aqueles que conviveram com Ele, que O conheceram e também por nós, aqueles que receberam o anuncio ao longo dos tempos, e que acreditaram Nele, creram por intermédio da Igreja, e por causa de tantas testemunhas.

Jesus pede, a unidade entre estes que creem, uma união semelhante a que Ele tem com o Pai, e, diz que Ele mesmo participa de nossa unidade.

Estamos ouvindo falar em sínodo, em viver a Sinodalidade, isto que Jesus está rezando é a Sinodalidade, é uma igreja unida, buscando viver rumo a um mesmo caminho, o seguir ao Mestre, viver os ensinamentos de Jesus, sendo perseverantes na unidade, que só é possível pelo amor, que gera obediência, a vontade do Pai.

Esta é o caminho que o Papa Francisco nos convida:

  • Conhecer Jesus; 
  • Viver a Comunhão; 
  • e testemunhar, fazer missão.
  • Este é o caminho sinodal.

Para se chegar a dar testemunho do amor é preciso primeiro viver a comunhão, e só vive a comunhão, ou a unidade que Jesus está pedindo quem conheceu a Jesus, quem fez a experiência pessoal com Jesus, e por isto de fato decidiu ser seguidor Dele, ser cristão.

E assim vivendo a Sinodalidade vamos colaborando na construção de um mundo mais justo e mais fraterno… 

"Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles."

É esta a dimensão missionária da comunidade unida no amor.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto