Evangelho do dia (Jo 21,15-19)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


" E acrescentou: “Segue-me”.

Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele O ama, três vezes também Pedro havia negado a Jesus, por isso Jesus confirma o amor de Pedro por três vezes.

Para Jesus o amor está ligado a forma de viver, o amor é o cuidado, é a importância que se tem com a vida, com o outro, com a natureza, a casa comum, este é o amor de Jesus, e o amor que pede a Pedro. Jesus também pergunta à nós se O amamos.

Por quantas vezes será que Jesus precisa nos confirmar?

Jesus não desiste de nós sempre está a nos confirmar, todas as vezes que O negamos. E o negamos com nossos atos, por nossas palavras, por nossa forma de vida. Por nossa falta de amor; para conosco mesmo, para com os outros, para a criação, cada negação a vida e ao bem é para Jesus que negamos o amor.

Jesus a cada negação novamente vem até nós e nos pergunta mais uma vez; 'Você me ama?' Que nossa resposta sempre seja como a de Pedro; O sim ao amor. Que tenhamos a humildade de reconhecer quando nos afastamos de Deus, quando nos afastamos do bem e do amor, que voltemos entristecidos a Jesus, por que novamente precisamos confirmar nosso amor, mas sabendo que Jesus não desiste de nós, e, que este retorno seja definitivo, decisivo, com o verdadeiro desejo de não mais nos afastarmos deste amor de Deus, deste amor ao próximo, deste desejo de viver o bem, que nossa resposta seja com nossa vida, com nossas atitudes...

Esta resposta de amor que Jesus nos pede, gera compromisso, assim como a Pedro Jesus pede que ele apascente suas ovelhas, a nós também Jesus pede que sejamos cuidadores uns dos outros, somos todos responsáveis por nossos familiares, irmãos, amigos, enfim por aqueles com quem convivemos.

Amar a Deus, é amar seu projeto de justiça, amor e paz, é amar uma vida, que nos conduz a um compromisso que não tem volta, é uma vida dedicada a busca de experimentar aqui o Reino do Céu.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto