Evangelho do dia (Lc 1,57-66.80)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:

Natividade de São João Batista.

"João é o seu nome."

Na região montanhosa da Judéia, lá na casa de Zacarias e Isabel, aquela que era estéril, um casal justo diante de Deus, um milagre acontece, Isabel dá à luz o seu filho. Causa de grande alegria Zacarias que até então estava mudo, se põe a louvar a Deus!

Toda a região entende, 'este menino terá uma missão.'

E de fato estavam certos, "João é o seu nome.", Deus tinha uma missão muito especial para aquele menino, desde o ventre de sua mãe, já estava sendo preparado, João nasce cheio do Espírito de Deus, "E o menino crescia e se fortalecida no Espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel."

Deus realiza maravilhas na vida de seus filhos, nos chama a vivermos uma bela missão, muitas vezes podemos ter dificuldade em entender, podemos ser como Zacarias, duvidamos da ação de Deus em nossas vidas, mas Deus está presente a nos preparar para a missão, Ele quer precisar de nós.

João recebeu de Deus a missão de preparar o caminho do Seu Filho, nós também temos a  missão de preparar o caminho de Jesus na vida de tantos irmãos, de apontar para Jesus, "Eis o cordeiro de Deus", e indicar a Salvação para esses nossos irmãos, João batizava nas águas do rio Jordão, um batismo de conversão, nós fomos batizados em nome do Deus Trino, temos a presença do Espírito Santo em nós, não podemos ficar mudos, duvidar da ação de Deus em nós, devemos acreditar e permitir que Deus faça suas maravilhas em nossas vidas, como fez na vida de Zacarias, Isabel, João e todos que perceberam e se alegraram junto com aquela familia da região montanhosa da Judéia.

Diacono João Gualberto SDS

Autor: