Evangelho do dia (Mt 6,19-23)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração."

O que é valioso para nós?

Partindo deste Evangelho que somos convidados a meditar no dia de hoje, bem que podíamos fazer uma lista de valores, pensar ou mesmo escrever, até de forma individual, fazendo mesmo uma lista daquilo que é valioso para mim, que tenho hoje e preservo, e aquilo de valioso que anseio e que ainda busco.

E ainda com base no Evangelho de hoje, podemos meditar o que é o coração?

Para o Evangelho o coração é o lugar dos desejos, onde se formam os sonhos, os planos e onde se guardam os valores, os tesouros.

Alguns destes tesouros podem ser verdadeiramente duradouros, outros até valiosos para esta vida, mas não duradouros. Quando dedicamos nossa vida, trabalho e luta por muito dinheiro, sucesso, status e bens materiais, e isto se transforma em algo sem limite, acumulando mais que o necessário, juntando tesouros que se gastam, que não levaremos para a eternidade, precisamos parar e fazer um profundo entendimento.

  1. Será que isto tudo está trazendo verdadeira satisfação?
  2. Será que está trazendo verdadeira realização?
  3. Será que está nos ajudando a sermos pessoas melhores, no sentido espiritual?
  4. Será que não estamos ignorando o conselho de Jesus?

Podemos pensar também que nosso coração é como um deposito, que guardamos tudo, e se o enchemos de tesouros da terra, não sobrara lugar, para verdadeiros tesouros duradouros, aqueles que podemos viver aqui, percebendo seu sabor, seu valor e ainda vai nos formando, nos transformando para a vida eterna, por que não se consomem, ficarão conosco, estes tesouros eternos são o amor, a fraternidade e a justiça.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto