Evangelho do dia (Mt 8,1-4)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”

No Evangelho de hoje somos convidados a meditar o querer de Deus para nós. E a resposta é óbvia, esta resposta está em tudo: Deus nos quer puros, nos quer felizes, nos quer livres, quer que tenhamos vida plena, esta é a vontade de Deus, foi para isto que Deus criou o homem, e todas as maravilhas que existem no mundo.

Este é o projeto de Deus para nós, Jesus disse isso: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância." Então por que todo o mundo não vive esta realidade?

O que falta é a humildade do homem em perceber que Deus é o Criador, que nós somos suas criaturas, e adotados como seus filhos amados.

Oque falta é a humildade do homem em perceber que nosso Deus é o Deus Amor, da unidade, da igualdade, do respeito, da busca pelo bem comum, todos somos irmãos.

Oque falta é a humildade do homem em perceber a criação como algo que está a sua disposição para que ele cuide, mas não abuse, não destrua, não use com egoísmo e para levar vantagem sobre os outros, sobre seus irmãos.

Oque falta é o homem perceber que para cada ser humano, e assim toda a humanidade seja purificada, livre e feliz é preciso pedir a Deus com humildade: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. ”, e permitir de fato que o Senhor cure.

Sabemos que nesta vida, nesta peregrinação neste mundo não alcançaremos plenamente como humanidade está cura, por que muitos não entendem, não aceitam, lhes falta humildade.

Mas como aqueles que perceberam, que já entenderam o Deus Amor, que nos quer curados, temos a missão de continuar a transmitir está verdade a todos, para que aqueles que compreenderem e desejarem está cura possam fazer este gesto de humildade, e se colocar de baixo da graça Deus: e a resposta de Jesus que é a resposta de Deus será: “Eu quero, fica limpo. ”

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto