Evangelho do dia (Mt 7,21-29)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


Deus é a nossa Rocha, e o Amor e a Sua vontade

Jesus fala com autoridade, fala aquilo que vive, tem a coragem de dizer ao povo que não adianta ser simpático ao projeto, bater palmas e achar muito bonita as palavras, Jesus vem nos dizer que não adianta fingir ser seu seguidor, precisa viver aquilo que diz aprovar, viver aquilo que se fala.

Aquele que tenta enganar aos homens, pode até enganar aos homens e até enganar a si mesmo, mas a Deus ninguém engana.

Porem Deus conhece nosso coração, nossa vontade de ser bom e nossas fraquezas e erros e tudo isto, Ele olha com carinho, com amor de Pai, perdoa, mas quando o desejo do coração é agir com falsidade, O chamar de Senhor e usar isto para esconder as más obras e a maldade no coração, aí esta pessoa vive na mentira, e se distancia do amor, se afasta de Deus, se afasta do Amor, ele mesmo busca sua própria condenação.

E Jesus nos dá este belo exemplo de onde devemos firmar nossa vida, nossa família, nossa fé. Fica para nós o questionamento que propõe este Evangelho:

  • Em que fundamentos temos colocado a nossa fé?
  • Em que alicerce estabelecemos a nossa casa?
  • Como temos resistido a tempestades e ventos fortes?
  • Fazemos de Jesus e da sua Palavra a rocha de nossa vida?

As respostas para estas perguntas não estão nas palavras, mas na busca sincera e humilde por viver aquilo que Jesus nos ensinou, viver o amor a Deus e ao próximo.

Este é o alicerce seguro, o amor.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto