Evangelho do dia (Mt 7,15-20)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


..."pelos seus frutos vós os conhecereis"

Jesus já alertava em seu tempo para que tomassem cuidado com os falsos profetas, e infelizmente sempre foi assim, sempre existiram aqueles que até parecem dizer boas coisas, tem uma conversa agradável, até parecem falar de Deus, mas na verdade falam por si e para si, de seus planos e desejos que levam a tirar algum proveito próprio, só causam confusão, só dividem, e, não duram muito tempo, geralmente depois de um certo tempo fica claro que não são verdadeiros profetas, que não falam e nem agem com o Espírito de Deus, o problema é que algumas ou muitas vezes só se percebe isso depois que já fizeram bastante estragos numa comunidade ou mesmo na vida de alguém que está perdido, a procurar por Deus, estes maus profetas são reconhecidos por estes maus frutos, a discórdia, a desunião a confusão...

Temos que estar atentos, que saber, sempre que o Bom Pastor, o verdadeiro profeta é Jesus, nossos anunciadores que querem o bem do povo de Deus sempre falam em nome de Deus, não querem destaque, não querem como se costuma dizer hoje em dia, os holofotes, a Luz é Jesus, os verdadeiros bons profetas devem fazer como João Batista apontar para o Cordeiro.

Se assim o fazem produzem bons frutos, a união, a partilha, a justiça, o amor e a paz.

Cada um de nós também somos pastores, algumas vezes para um, ou para alguns, ou para muitos, precisamos ver que frutos estamos produzindo na vida daqueles que somos responsáveis a apontarmos o caminho, que saibamos ser bons pastores dando bons exemplos e apontando Jesus, primeiro como modelo para nós e a partir disto para os irmãos.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto