Evangelho do dia (Mt 7,6.12-14)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!"

Três ensinamentos de Jesus para a meditação no dia de hoje, que acabam nos levando a busca por nos cuidarmos e sermos cuidado.

  • "nem atireis vossas pérolas aos porcos"
  • "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles."
  • "Entrai pela porta estreita, e espaçoso é o caminho que leva à perdição"

Nossa vida é sagrada "é coisa santa", é uma "perola" preciosa, é um belíssimo presente de Deus, não podemos desperdiçar tamanha graça, devemos cuidar, valorizar, colocar nosso ser, nossa existência peregrina neste mundo no devido lugar, nos preservar como se cuida de um tesouro valioso, afinal somos herdeiros de um Reino, e não de um reino qualquer, é o Reino de Deus.

Assim como nós, também nossos irmãos, todos são amados, são seres preciosos, cada um é um filho predileto do Deus Criador, e, aquilo que queremos para nós, o bem estar, as alegrias e realizações nesta vida, a dignidade, tudo isto que, que na verdade não passa de experimentar pistas, daquilo que será de fato a verdadeira felicidade, tudo isto queremos ja nesta vida para nós, com toda certeza, e tudo isto é justo, Jesus nos disse: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância", mas também devemos querer tudo isso para nossos irmãos para todos, não é justo que um tenha e outro não, que um desperdice enquanto para outro falte, que um tenha demais e outro nada, precisamos viver a compaixão, o colocar-se no lugar do outro, o querer para o outro aquilo que queremos para nós.

Quando entendemos nosso verdadeiro valor, nossa real dignidade, de onde viemos e para onde voltaremos, percebemos o tamanho da graça de Deus em nossa vida, e na vida de nossos irmãos.

Isto deve nos levar a busca por uma vida santa, uma vida que apesar deste mundo tão contaminado, como Jesus usa os símbolos de cães e porcos, que representam o desprezo pelo sagrado, não que os animais sejam maus, mas não percebem, não entendem o valor das coisas preciosas, assim também é nosso mundo tudo, tão belamente criado por Deus, e muitos não entendem, desperdiçam, não percebem o valor da vida e da criação, as maravilhas de Deus, e por isso fazem mau uso, é no meio deste mundo que somos chamados a viver está busca pela santidade.

E quando vai se percebendo a dignidade e a igualdade vai se fazendo naturalmente a opção por um caminho que é estreito, por que não vive o desperdício, o desrespeito, o mau uso, o egoísmo, a ganância, enfim as ilusões mentirosas de que ter mais do que o outro nos faz importantes ou mais felizes, infelizmente Jesus termina dizendo que: "Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!"

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto