Evangelho do dia (Mt 9,9-13)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


"Quero misericórdia e não sacrifício."

Naquele tempo Jesus chama um pecador público para ser seu seguidor, Mateus era cobrador de impostos, trabalha ajudando ao império romano a explorar o povo, e ainda era corrupto, roubava o povo, seus próprios irmãos.

Na verdade Jesus chama a todos, ainda hoje chama aqueles que ainda não fizeram o verdadeiro encontro com Deus, com o amor, com uma vida de dignidade, vida que realmente traz alegria e satisfação.

Jesus nos diz ainda hoje: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes."
E nós tambem muitas vezes corremos o risco de ser preconceituosos de acreditar que este ou aquele por causa da forma que vivem não merecem se encontrar com Jesus, na verdade este preconceito é o grande sinal que muitos embora estejam aparentemente vivendo a fé ainda não fizeram um real encontro, não ouvirão de fato o chamado de Jesus.
Aquele que faz o encontro com Jesus, percebe a ação do amor, da misericórdia, do perdão, da acolhida, e entende quando Jesus diz: "Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores."

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto