Evangelho do dia(Jo 8,21-30)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão do dia:


“Se vocês não acreditarem que EU SOU, vocês vão morrer em seus pecados”.

Jesus esta a debater com os fariseus, aqueles que querem provas, querem explicações, mas sempre a partir de seus entendimentos, com as provas e fundamentos de seus estudos, conhecimentos humanos...

E Jesus lhes diz que Ele não fala por Ele mesmo, mas por aquele que o enviou, fala e faz aquilo que o Pai Lhe pede, afinal Jesus é Deus, Deus é Jesus, este é o Mistério, da pessoa de Jesus, e só aquele que acredita em Deus e Nele é capaz de entender este mistério, quem acredita nas coisas do alto, aquele que busca entender Deus apegado ao entendimento da ciência, querendo provas não consegue encontrar Deus por isto Jesus diz que eles são aqui de baixo, são apegados ao material, não estão com Deus e fora de Deus esta o pecado, por isso Jesus diz que eles vão morrer no pecado, e mesmo Jesus afirmando todas estas coisas, ainda não entendem, e Jesus lhes diz; “Se vocês não acreditarem que EU SOU, vocês vão morrer em seus pecados”. e perguntam, "Quem és tu então?", eles ainda não entenderam nada.
Jesus então diz que o conhecerão quando Ele for elevado, anuncia a Cruz.

Ainda hoje, tantos e tantos ate ditos cristãos ficam a buscar provas de Jesus, exigem milagres, querem ter visões fantasticas de Santos e ate de Deus, e ficam colocando esta condição para crer, ainda não entenderam nada, nao entenderam a beleza da fé, que esta no mistério de olhar para o alto e crer, e buscar viver a Palavra de Jesus e seus ensinamentos, não precisamos de provas, basta o misterio de Deus, e sua presença no próximo, na criação, em tudo...

E Jesus ainda nos diz; “Se vocês não acreditarem que EU SOU, vocês vão morrer em seus pecados”.

Diacono João Gualberto SDS

  Autor:

 Diacono João Gualberto